Presídio com capacidade para 603 presos é inaugurado em Porto Velho
Unidade foi entregue pelo governador Marcos Rocha, em Porto Velho.
Foto: Governo de Rondônia/Divulgação
O Governo de Rondônia inaugurou em Porto Velho, na sexta-feira (14), o presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso. A unidade tem capacidade para 603 presos e foi erguida em uma área de 5,8 mil metros quadrados.
Ao todo, são 48 celas para receber mais de 600 detentos. Seis delas são celas individuais e seis para pessoas com deficiência.
O novo presídio tem câmeras de monitoramento e controle aéreo, além de quatro salas de aula, biblioteca, sala de informática, ala para dependentes químicos, parlatório, espaço para visita das famílias, consultório odontológico, consultório médico e enfermaria.
Segundo a Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus), o presídio foi construído com recursos do Ministério da Justiça com contrapartida do estado.
A inauguração contou com a presença do governador, coronel Marcos Rocha (PSL), e demais autoridades e servidores públicos.
Na solenidade ainda foram entregues as armas e outros equipamentos utilizados pelo Gape, o grupo de agentes penitenciários especiais.
Nome do presídio
O presídio recebeu o nome de Jorge Thiago Aguiar afonso, uma homenagem ao agente penitenciário que cometeu suicídio há poucos meses, em Porto Velho. Os pais de Jorge, familiares e amigos marcaram presença.
Segundo a Sejus, Jorge Thiago ingressou no sistema penitenciário em abril de 2012, e passou por várias unidades prisionais. O jovem chegou a conter rebeliões de presos e neste ano tinha se tornado chefe do Controle Interno da Sejus.
Fonte: G1/RO