AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Serviços de emergência 190 e 193 são disponibilizados pelo governo de RO através das redes sociais

Publicado 11/04/2025

Foto: Guilherme Ribeiro

Rondônia acaba de alcançar um marco inédito no Brasil; a partir de agora, os serviços de emergência da Polícia Militar do Estado de Rondônia (190) e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (193) podem ser acionados também pelas redes sociais. O sistema já está em pleno funcionamento e busca modernizar o atendimento à população, além de garantir a continuidade dos serviços mesmo em casos de falhas na telefonia fixa.

Com a centralização das chamadas em duas grandes centrais, uma em Porto Velho e outra em Ji-Paraná, além das unidades do Corpo de Bombeiros, conforme a distribuição por municípios, a medida visa ampliar as opções de contato dos cidadãos com as forças de segurança.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que a iniciativa reforça o compromisso do estado com a inovação e a segurança pública. “Estamos investindo em tecnologia para salvar vidas. Essa nova forma de comunicação, pelas redes sociais, coloca Rondônia na vanguarda do atendimento emergencial no Brasil. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo da população, garantindo respostas rápidas em qualquer situação”, ressaltou.

COMO ACIONAR OS SERVIÇOS

TELEGRAM

  1. Acesse o link: https://t.me/EMERGENCIA_RO_Bot.
  2. Você será direcionado ao Serviço de Emergência – 190/193 da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
  3. Siga as instruções na conversa para registrar sua ocorrência.

FACEBOOK

  1. Acesse a página da Sesdec: SESDEC Facebook
  2. Clique na opção “Fale conosco”.
  3. No bate-papo, informe que deseja falar com o serviço de emergência.
  4. Selecione a opção “SESDEC 190/193”.
  5. Você será direcionado ao sistema da SESDEC para registro da ocorrência.

INSTAGRAM

  1. Acesse o perfil da Sesdec:  SESDEC Instagram
  2. Selecione a opção “Mensagem”.
  3. No bate-papo, digite “190” ou “193”.
  4. Escolha a opção “Sim”.
  5. Você será direcionado ao sistema da Sesdec para registro da ocorrência.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital, também comemorou a novidade. “Com essa inovação, estamos garantindo mais resiliência aos nossos serviços de emergência. Em momentos críticos, quando as linhas telefônicas podem falhar, as redes sociais surgem como um canal seguro e eficiente para a população acionar socorro”, afirmou.

É importante destacar que a população pode continuar acionando normalmente os telefones 190 e 193. Além dessa novidade, o cidadão também pode recorrer ao aplicativo Cidadão RO e ao site da Polícia Militar de Rondônia para solicitar os serviços de emergência, ampliando ainda mais as opções de contato com as forças de segurança.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: