Hospital João Paulo II: Ampliação de leitos, quase 40 mil atendimentos e cerca de 900 mil exames realizados em 2024
Com quase 40 mil atendimentos em 2024, o Hospital de Emergência e Pronto Socorro João Paulo II (HEPSJPII) destaca-se pela ampliação no número de leitos e pela realização de cerca de 900 mil exames laboratoriais, apresentando progressos nos índices de gestão hospitalar e eficiência dos serviços prestados. A melhoria do atendimento na unidade foi um dos grandes destaques do ano. A taxa de ocupação hospitalar reduziu 24,33 pontos percentuais em 2024, apontando para uma gestão mais eficiente dos recursos e espaços, com a centralização da regulação para direcionar as internações conforme a gravidade dos casos.
A unidade hospitalar realizou ao longo do ano passado 14.704 mil internações e 3.187 mil procedimentos cirúrgicos, com destaque para:
- Neurocirurgias (239)
- Ortopedia (739)
- Urologia (149)
Além disso, em 2024, a unidade hospitalar aumentou o número de leitos fixos para 149, e atendeu 39.484 mil pacientes. Já os exames de imagem e laboratoriais totalizaram 890.339 mil, com 29.786 mil tomografias realizadas, superando o volume de 2023.
O gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha ressalta que durante o ano, foram realizadas 103 ações de treinamento, beneficiando 1.722 mil profissionais. Entre os cursos, destacaram-se os de suporte básico e avançado de vida (BLS e ACLS), oxigenoterapia, manejo de dispositivos médicos e práticas de segurança do paciente. Eventos como a Semana da SIPAT e a campanha “Abril Verde” reforçaram a importância da prevenção de acidentes e da saúde mental no ambiente hospitalar.
De acordo com a diretora-geral do João Paulo II, Nathália Vitorino Bezerra, a capacitação da equipe foi um dos pilares fundamentais para os resultados alcançados. “Habilitamos nossos servidores para fortalecer a estratégia de saúde dentro do hospital”, destacou.
Foto: Frank Nery
Fonte: Secom – Governo de Rondônia