AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Segurança é reforçada pelo governo de RO no segundo turno das eleições municipais, em Porto Velho e seus distritos

Publicado 24/10/2024
Atualizado 24/10/2024

Foto: © Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Com a aproximação do segundo turno das eleições municipais, o governo de Rondônia se prepara para garantir que o pleito ocorra de forma segura e tranquila, em parceria com diversas instituições de segurança pública, está intensificando os esforços para proteger eleitores e garantir a integridade do processo eleitoral como parte da “Operação Eleições 2024”.

FOCO NA SEGURANÇA LOCAL

O segundo turno das eleições está marcado para domingo (27), durante este período, Porto Velho e suas áreas distritais estarão sob monitoramento constante para assegurar que o processo eleitoral seja conduzido sem incidentes. A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) está liderando as operações na Capital e nas regiões circunvizinhas, reforçando a presença policial nas áreas urbanas e rurais de difícil acesso.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo é garantir que os eleitores de Porto Velho possam exercer seu direito ao voto de forma tranquila e sem ameaças. Toda a estrutura de segurança está preparada para atuar de forma integrada durante o segundo turno das eleições” reforçou.

APOIO AO TRE-RO

A parceria entre o governo do estado e o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) é essencial para o sucesso da operação em Porto Velho e nos distritos. A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) vão desempenhar uma função, garantindo a segurança de eleitores, servidores da Justiça Eleitoral e magistrados. Esse apoio é ainda mais importante nas regiões mais distantes do centro urbano, onde a presença do Poder Público precisa ser reforçada.

MONITORAMENTO E COORDENAÇÃO EM TEMPO REAL

Toda a operação será coordenada a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICC), que estarão em comunicação direta com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília. Isso permitirá uma resposta rápida a qualquer incidente em Porto Velho e nas áreas rurais, garantindo o apoio necessário ao TRE-RO.

Além das forças estaduais, a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro, também estarão envolvidos na segurança do processo eleitoral, reforçando o efetivo local, e assegurando a integridade do pleito.

Segundo o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, a integração entre as forças de segurança pública e o uso de tecnologia para monitoramento, garantem que os eleitores possam exercer seu direito de voto em um ambiente pacífico e organizado. “O foco é assegurar que todos os cidadãos de Porto Velho, independentemente de onde residam, possam participar das eleições sem temor ou intimidação”, evidenciou.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: