Inovações, tendências e desafios do setor tecnológico são discutidos em evento por profissionais, estudantes e entusiastas
O 1° Conexão Tech.RO + 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, em uma parceria entre a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro). O evento reuniu um público diverso de 1.215 inscritos, incluindo profissionais, estudantes e entusiastas da tecnologia, no Ifro, Campus Porto Velho Zona Norte. Foram três dias intensos de palestras, oficinas e mesas-redondas, focados em inovações, tendências e desafios do setor tecnológico.
O primeiro dia do Conexão Tech.RO foi marcado por uma ampla participação e discussões aprofundadas sobre Inteligência Artificial (IA), tecnologias emergentes e o futuro da tecnologia em Rondônia. A abertura do evento contou com a palestra de Hugo Viana, Secretário de Tecnologia do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), que abordou a aplicação da IA no desenvolvimento de produtos, destacando os avanços tecnológicos e suas implicações para o setor público.
TROCA DE CONHECIMENTOS E NETWORKING
O diretor Técnico da Setic, Gabriel Carrijo destacou: “Estamos felizes com o resultado do evento, que proporcionou um espaço rico para troca de conhecimentos e networking (rede de contatos) entre os participantes. Nosso objetivo foi incentivar a inovação e aproximar a administração pública da comunidade, além de fomentar a integração de profissionais e estudantes em discussões sobre o futuro da tecnologia em Rondônia.”
No segundo dia, marcado por palestras e oficinas práticas, os participantes puderam aprender sobre metodologias ágeis, segurança da informação, e técnicas de PenTesting [método de avaliação de segurança que simula ataques a sistemas de informação para identificar vulnerabilidades] em infraestruturas de rede. Além disso, palestras sobre empreendedorismo digital e inovação destacaram o papel das startups [empresa que está em fase de início, com um grande potencial de crescimento e que se caracteriza por ser inovadora] no desenvolvimento local e nacional.
O evento encerrou no terceiro dia com atividades diversificadas. A palestra “Transformações do Bioma Amazônico e os Impactos na Saúde Humana”, do Prof. Douglas Moro Piffer, trouxe à tona discussões sobre as mudanças ambientais na Amazônia e suas consequências na saúde. Simultaneamente, uma palestra sobre hacking ético e cibersegurança, com Daltro Barbosa Filho e Felipe Cardoso da Silva, atraiu um grande público interessado em proteção de dados. Outro ponto alto do dia foi o “Encontro Nerd”, que celebrou a cultura geek com desfiles de cosplay e jogos interativos, consolidando o evento como um marco de integração entre tecnologia, ciência e cultura.
PARCERIA DE SUCESSO
Professor do Ifro e coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Sérgio Loss, ressaltou acerca do evento. “A parceria entre o Ifro e a Setic foi fundamental para o sucesso da edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Conseguimos reunir um grupo diverso e engajado, oferecendo conteúdos de alta qualidade. Nosso compromisso é continuar promovendo eventos que estimulem a ciência e a tecnologia em Rondônia”, ressaltou
Fonte: Secom - Governo de Rondônia