AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Agentes de promoção da Justiça, colaboradores do MPRO são homenageados com Medalha de Bons Serviços
Solenidade marcou a abertura da Semana do Servidor

Por Redação
Publicado 21/10/2024

Foto: Assessoria

Para além de um colaborador, cada servidor do Ministério Público de Rondônia (MPRO) é um agente fundamental na operação da máquina de transformação social, um cidadão que ajuda a mover a engrenagem de promoção da justiça. Nesta segunda-feira (21/8), o corpo da Instituição foi homenageado em cerimônia que abriu o calendário de comemorações pelo Dia do Servidor (28 de outubro), numa solenidade que teve como ação central a outorga da Medalha de Bons Serviços.

A honraria, símbolo de reconhecimento institucional pela excelência no exercício funcional, foi concedida a 64 servidores da Instituição, lotados na Capital e no interior do Estado, no evento realizado no auditório do edifício-sede, em Porto Velho.

A cerimônia de entrega da distinção foi presidida pelo Presidente do Conselho da Medalhas, Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que destacou a qualidade do serviço prestado pelos colaboradores – membros e servidores–, mencionando a importância do trabalho, como contribuição, instrumento de transformação da sociedade e de sustento familiar. “A cerimônia de hoje celebra a caminhada dos senhores e senhoras no Ministério Público de Rondônia, uma vida de dedicação. Parabéns e obrigado a todos”, disse.

Instituída pela Lei nº 1.453/2005, a Medalha de Bons Serviços é destinada a servidores que tenham desempenhado, com louvor, efetivos serviços, pelo período de 10 anos - Grau Bronze; 20 anos – Prata; 30 anos – Ouro; 40 anos – Platina e 45 anos – Diamante. Este ano, a Instituição fez a outorga nos Graus Platina (1); Ouro (16); Prata (17) e Bronze (30).

Homenagem – O sentimento de pertença e integração marcaram a cerimônia de homenagem. Condecorado com a Medalha de Ouro, o Promotor de Justiça Alexandre Augusto Corbacho Martins disse que, ao chegar aos 30 anos de carreira, a sensação é de gratidão. “Nesta data tão importante, confesso que, antes de ser homenageado, gostaria de agradecer à Instituição e ao Estado de Rondônia, que me abraçaram e me deram condições de contribuir com a sociedade. Espero continuar retribuindo e sendo útil à população”, afirmou.

Também homenageada, a servidora Daniela Tavernard ressaltou que a Medalha de Prata significa a concretização de uma projeção de carreira de e de vida. “Eu consegui encontrar no Ministério Público o meu caminho como arquiteta, profissional, servidora e isso me faz ser uma pessoa completa e realizada”.

Agraciado com o Bronze, Eli Neves da Silva, lotado em Vilhena, disse que a outorga da honraria representa o reconhecimento pela caminhada dentro da Instituição. “Nesses 10 anos me senti servindo a sociedade todos os dias. A condecoração tem esse valor e esse sentido”, afirmou o técnico de T.I.

Discursos – O Coordenador da Comissão de Medalhas, Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, ressaltou o rigoroso cumprimento de critérios previstos pela lei para o recebimento da honraria, destacando que todos os agraciados fizeram jus à outorga. “Por trás de cada nome da lista, temos uma pessoa, um cidadão, uma história, uma família. O Ministério Público agradece por todo empenho dos senhores”, afirmou.

Também presente, o Corregedor-Geral do MP, Procurador de Justiça Carlos Grott, enalteceu a colaboração dos servidores para que o Ministério Público rondoniense atingisse o nível de solidez e maturidade que tem hoje. Em mesmo tom, o Presidente da Associação do Ministério Público (AMPRO), Promotor de Justiça Éverson Antonio Pini, afirmou que a entrega da honraria ao corpo de colaboradores celebra a excelência no exercício de suas funções laborais. “Todos realizaram muito no processo de construção do MP. Essa obra é uma só.”, disse.

Lembrando seu período de ingresso no Ministério Público, em 1988, o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia (Sinsempro), Joaquim Limeira, falou da importância que a Instituição tem para para a vida dos colaboradores, construção de futuros e de projetos de vidas. “Hoje é um dia de festa. Parabenizamos a todos”.

A solenidade de entrega das Medalhas teve na mesa de honra o Subprocurador-Geral Administrativo, Procurador de Justiça Héverton Alves de Aguiar; o Secretário-Geral do MPRO, Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, e, ainda, a Coordenadora da Coordenadoria de Planejamento, Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Assessoria

Fonte: MP/RO