Governo de RO firma Termo de Cooperação para oferta de estágio nas instituições de segurança pública
O governo de Rondônia deu um passo significativo em prol da qualificação profissional dos estudantes, ao assinar um Termo de Cooperação com Instituto Federal de Rondônia (Ifro). O acordo, formalizado nesta sexta-feira (20), no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Porto Velho, permite a concessão de estágio obrigatório para alunos dos cursos técnicos e superiores do Instituto, nas diversas instituições de segurança pública do estado.
O estágio terá a duração máxima de dois anos e abrangerá os cursos técnicos e de graduação do Instituto, sendo realizado na Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Centro Integrado de Operações Policias (Ciop) ou na Gerência de Aviação do Estado (Gave), conforme a demanda de cada unidade.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância da parceria para formação dos estudantes. “Através do Termo, o governo proporciona aos estudantes uma experiência profissional que une teoria e prática em um ambiente de relevância para sociedade, oferecendo aos jovens uma oportunidade de vivenciar na prática o funcionamento das instituições de segurança. A parceria fortalece tanto a formação acadêmica quanto o sistema de segurança, que se beneficiará do conhecimento e eficiência desses novos talentos.”
OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO
O Termo de Cooperação não envolve repasse financeiro, e terá vigência de cinco anos a partir da data de assinatura, incluindo as unidades do Ifro localizadas em Porto Velho (Calama e Zona Norte), e nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé e Vilhena.
O reitor do Ifro, Moises Rosa, ressaltou o impacto da iniciativa na formação técnica dos alunos. “A cooperação representa um marco na trajetória dos estudantes, que terão a chance de aplicar seus conhecimentos em áreas fundamentais para sociedade. Além disso, o estágio é uma oportunidade de aprendizado contínuo, preparando os alunos para os desafios reais do mercado de trabalho e da segurança pública.”
O secretário da Sesdec, Felipe Vital, destacou os ganhos para as instituições envolvidas. “A integração entre o Instituto e as forças de segurança pública será benéfica para ambas as partes. Os estudantes trazem uma nova perspectiva, enquanto nossas instituições oferecem a experiência prática necessária para o desenvolvimento profissional deles. Estamos confiantes de que essa cooperação resultará em avanços significativos na formação de futuros profissionais.”
Fonte: Secom - Governo de Rondônia