Gestão de recursos naturais e transparência nas cadeias produtivas são fortalecidos em workshop
Com o objetivo de fomentar a sustentabilidade, a gestão dos recursos naturais e fortalecer a transparência nas cadeias produtivas da pecuária e sistemas agroflorestais em Rondônia. A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater-RO) participam do Workshop Pecuária Sustentável, o encontro teve início na terça-feira (4) e segue nesta quinta-feira (6), em Porto Velho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a troca de experiências e conhecimentos durante o evento contribui para o aprimoramento das práticas agrícolas, promovendo ações que conciliam o desenvolvimento econômico à conservação ambiental. “É fundamental que os produtores rurais adotem técnicas sustentáveis em suas propriedades, visando a preservação dos recursos naturais e a mitigação dos impactos ambientais causados pela atividade agrícola. O governo de Rondônia incentiva a adoção de boas práticas agrícolas e o uso de tecnologias sustentáveis, a fim de propiciar um desenvolvimento econômico equilibrado”, salientou.
CAPACITAÇÃO TÉCNICA
O objetivo do encontro é capacitar técnicos locais para implantação e replicação das Unidades de Referência Tecnológica (URTs), contribuindo diretamente com os programas e objetivos do Plano ABC+ Rondônia. Este plano visa mitigar as emissões de gases de efeito estufa através da adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono e aumento da eficiência dos sistemas produtivos, promovendo a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento humano. A ação acontece em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ)
De acordo com o titular da Seagri, Luiz Paulo, a pecuária sustentável é um importante pilar para o desenvolvimento agrícola de estado, garantindo a produção de alimentos de forma responsável e respeitando o meio ambiente. “O compromisso do governo estadual em promover a sustentabilidade na agricultura é essencial para garantir um futuro próspero para o estado e às gerações futuras”, ressaltou.
Diversos órgãos e entidades participam do Workshop da Pecuária Sustentável em Rondônia, como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Centro de Estudos Rioterra, Seagri, Sedam, Emater-RO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Prefeitura de Porto Velho e Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO).
PROGRAMAÇÃO:
Terça-feira (4)
- Desafios e compromissos do país relacionados às mudanças climáticas;
- Iniciativas de pecuária sustentável na região Madeira-Mamoré;
- Conceitos, metodologias e cálculos de emissões de gases de efeito estufa em sistemas pecuários; e
- Inovador conceito de Carne Carbono Neutro (CCN), como uma alternativa sustentável para a produção de carne nos trópicos.
Quarta-feira (5)
- Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), uma alternativa sustentável para a pecuária em Rondônia,
- Recuperação de pastagens degradadas no bioma Amazônico; e
- Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) de Bovinos e Bubalinos.
Quinta-feira (6)
Todos os participantes vão ter a oportunidade de participar de um Dia de Campo em uma fazenda, com o intuito de conhecer o sistema de terminação intensiva, plantio direto de grãos e a integração lavoura-pecuária-floresta.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia