Renan Viana discute biossegurança e febre aftosa na 11ª Rondônia Rural Show Internacional
Veterinário Renan Viana fala sobre o Programa de Erradicação da Febre Aftosa no Acre e parcerias com Rondônia.
No quarto dia da 11ª Rondônia Rural Show Internacional, Renan Viana, médico veterinário e coordenador estadual do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa no Acre, foi entrevistado no Podcast RuralCast Show. Renan destacou a importância da biossegurança e da colaboração entre estados para manter a região livre da febre aftosa sem vacinação.
Renan compartilhou detalhes sobre o programa estadual, que está presente nos 22 municípios do Acre, realizando ações de vigilância e prevenção da doença. Ele enfatizou a importância de uma abordagem educativa e não agressiva com os produtores rurais, destacando que a parceria entre o IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre) e o IDARON (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia) é fundamental para o sucesso das iniciativas.
Além do combate à febre aftosa, Renan mencionou outros programas sanitários desenvolvidos pelo IDAF, como o programa de sanidade suína e de encefalopatia espongiforme bovina. Ele destacou a gestão técnica do IDAF, liderada pelo diretor-presidente José Francisco Tum, e a importância do trabalho contínuo para a manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação.
A entrevista completa pode ser assistida no canal do Podcast RuralCast Show no YouTube.
Fonte: Ji-Paraná Notícias