AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

PF realiza operação conjunta com o Ibama para coibir garimpo ilegal em Rondônia e destrói 52 dragas e balsas no rio Madeira
Atividade ilegal utiliza materiais tóxicos que afetam a saúde humana

Por Redação
Publicado 09/02/2024
Atualizado 09/02/2024

Foto: PF/RO

Porto Velho/RO. A Polícia Federal, com apoio da Diretoria da Amazônia (DAMAZ), em ação conjunta com o Ibama, realizou, nesta quinta-feira, 8/2, a Operação Febre de Fogo III no Rio Madeira e na Lagoa Paraíso, nas imediações da cidade Humaitá/AM, a fim de conter o garimpo ilegal e a consequente degradação do ecossistema da região.
 
Durante o trabalho foram inutilizadas 52 dragas e balsas empregadas exclusivamente na atividade criminosa de extração de ouro no leito do rio.
 
Para essa ação ostensiva, a Polícia Federal destacou quatro embarcações táticas, além do efetivo de 24 policiais federais, dentre explosivistas, pilotos de embarcação e Grupo de Pronta Intervenção (GPI).
 
A aeronave da Polícia Federal e um grupo tático de enfrentamento de crises estavam de prontidão na região para dar suporte na operação e reprimir qualquer resistência.
 
A prática criminosa de extração ilegal de minério, com a utilização de materiais tóxicos despejados nos rios, afeta diretamente a saúde humana, a fauna e a flora de toda a localidade. 
 
A Polícia Federal e os demais órgãos continuarão presentes na região, com o objetivo de proteger o meio ambiente e levar à justiça aqueles que insistem em extrair os recursos naturais de maneira ilegal.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: PF/RO

Foto: PF/RO

Foto: PF/RO

Foto: PF/RO

Fonte: PF/RO

Aviso Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos e/ou envolvidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e emitir algum juízo de valor.