AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Nova lei dá à cidade de Rio Grande o título de Capital Nacional das Águas

Por Redação
Publicado 06/12/2023

Foto: Divulgação/SPH-RS

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6), a Lei 14.746/23 , que confere o título de Capital Nacional das Águas ao município gaúcho de Rio Grande. A proposta (PL 1199/22) que deu origem à lei foi apresentada pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS) e aprovada pela Câmara em junho.

Fundada em 1737, Rio Grande é a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul. "Com 285 anos de história, o município é referência no sul do Estado por suas belezas naturais e sua cultura, bem como pelas atividades econômicas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos", afirma o autor.

Ele destaca que o Porto do Rio Grande, cuja operação, iniciada em 1915, tornou o município a principal porta de entrada do Rio Grande do Sul, é hoje responsável pela exportação de mais de 30% do que é produzido no estado.

"O turismo também mostra a proeminência das águas em seus roteiros, sendo Rio Grande um dos municípios que compõem a região turística conhecida como Costa Doce Gaúcha, o maior complexo lacustre do mundo (lagoas Mangueira, Mirim e Laguna dos Patos), território da Costa do Mar (municípios banhados pelo Oceano Atlântico)", acrescenta.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: