AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Governo sugere ajustes para empresas públicas no Orçamento de 2023
A maior parte dos recursos irá para a Autoridade Portuária de Santos, vinculada ao Ministério dos Portos: R$ 19 milhões

Por Redação
Publicado 15/08/2023

Foto: pixabay

O Congresso Nacional analisa projeto (PLN 20/23) que abre crédito suplementar de R$ 19,5 milhões no Orçamento de 2023 para a Autoridade Portuária de Santos e para a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias.

Segundo o governo, o crédito tem por finalidade adequar as dotações constantes do Orçamento de Investimento das empresas de modo a assegurar o desempenho operacional e a consecução dos empreendimentos prioritários estabelecidos para 2023.

No caso do Porto de Santos, o dinheiro será usado em projeto de implantação da Avenida Perimetral, no trecho da Alamoa, de forma a permitir a conclusão das obras de pavimentação e drenagem.

“A projeção da dotação para 2023, à época da elaboração da LOA 2023, levava em consideração que grande parte dessa despesa seria realizada em 2022. Entretanto, devido a atrasos na obtenção de licenças ambientais junto ao Ibama, houve na desaceleração do ritmo das obras, implicando no deslocamento do cronograma físico-financeiro para o exercício de 2023”, explica o governo.

Já o dinheiro destinado à Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias vai custear a atualização do parque tecnológico da empresa. Segundo o governo, os valores não foram previstos no Orçamento porque a empresa entrou no Programa Nacional de Desestatização em 2019.

“Destaque-se que a ausência de investimentos no parque tecnológico da ABGF vem prejudicando o bom desempenho dos trabalhos, uma vez que provocou defasagem na atualização de seus softwares, bem como obsoletismo de seus equipamentos, aumentando significativamente os riscos de ataques cibernéticos”, ressalta o governo.

O projeto será analisado agora pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, pelo Plenário do Congresso.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: