AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

CPI da Americanas realiza primeira audiência pública nesta terça-feira

Por Redação
Publicado 06/06/2023

Foto: Divulgação / Portal da Cidade - Foz do Iguaçu

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possível fraude contábil na Americanas realiza sua primeira audiência pública nesta terça-feira (6), às 14 horas, no plenário 14, para ouvir representantes de sindicatos e dos administradores judiciais.

A Americanas pediu recuperação judicial no dia 19 de janeiro após anunciar um rombo contábil de R$ 20 bilhões.

A CPI foi instalada no dia 17 de maio e tem prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, se assim decidir a maioria de seus membros. O colegiado é presidido pelo deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e relatado pelo deputado Carlos Chiodini (MDB-SC).

Debatedores
Foram convidados para participar desse primeiro debate, entre outros:
- o presidente da Associação Brasileira de Investidores (Abradin), Aurélio Valporto;
- o sócio fundador da Preserva-Ação Administração Judicial, Bruno Rezende; e
- o administrador judicial do escritório de Advocacia Zveiter, Sergio Zveiter.

Valporto foi convidado a pedido do deputado Júnior Mano (PL-CE) para explicar  impacto das inconsistências contábeis no mercado financeiro, nos investidores e acionistas da Americanas. O parlamentar acredita ainda que a Abradin pode oferecer contribuições para aprimorar o sistema de auditoria e governança corporativa no Brasil.

Já a Preserva-Ação e o escritório Zveite foram convidados por sugestão do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). "A administração judicial conjunta [conduzida pela Preserva-Ação e pelo Escritório Zveiter] tem elaborado relatórios circunstanciados, públicos e sigilosos, além de apresentar considerações acerca das questões apontadas na decisão [judicial]", explica Orlando Silva.

Segundo Silva, a recuperação judicial das Americanas é uma das maiores da história do País. "A ameaça de calote iniciou uma batalha jurídica entre a empresa e os principais credores." Por isso, a CPI convidou também o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sergio Nobre, e o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Fernandes dos Santos Neto.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: