Décima Rondônia Rural Show realiza 1º Fórum da Agricultura indígena e encoraja expansão da economia
Traçar novas estratégias conjuntas para intensificar a valorização cultural e as produções sustentáveis nos territórios indígenas foi o grande objetivo do 1º Fórum da Agricultura indígena, realizado pelo Governo de Rondônia, nesta sexta-feira (26), durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que segue até o próximo sábado (27), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
O evento contou com apresentações de danças e cantos dos povos indígenas, rodada de conversas entre lideranças indígenas e gestores da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater, cases de sucesso de produções sustentáveis com apoio do Governo, e o lançamento da primeira grife indígena do Estado, com costura e grafismo das mulheres indígenas do povo Arara.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, defende que produtividade de Rondônia deve aumentar sem desmatamento, por isso acolheu o tema ‘‘Tecnologias Sustentáveis’’ para essa décima edição da feira agropecuária rondoniense, e deu destaque para as produções sustentáveis indígenas na feira agropecuária rondoniense, considerada a maior da região Norte.
‘‘O Governo de Rondônia impulsiona a economia verde, que garante alta produtividade sem desmatamento, e esse fórum é importante, pois traz a combinação da valorização dos conhecimentos dos povos indígenas com políticas públicas voltadas para sustentabilidade desenvolvidas pelo Governo de Rondônia’’.
A primeira-dama de Rondônia, Luana Rocha, que esteve no evento, parabenizou os povos indígenas por contribuir com o desenvolvimento de Rondônia por meio de produções sustentáveis de alta qualidade. ‘‘Temos muito orgulho do trabalho que os povos indígenas fazem em Rondônia, a qualidade do que é feito por eles leva o nome de Rondônia para o Brasil e para o mundo’’, afirma.
O cacique Célio Arara se emocionou ao participar do 1º Fórum da Agricultura indígena. ‘‘Estou muito feliz de ver meu povo participar desse fórum na Rondônia Rural Show Internacional, cantando nossas músicas e mostrando a nossa produção, pois também somos produtores rurais, com roças orgânicas’’, disse.
O cacique Helinton Gavião também ressaltou a importância da visibilidade dada às produções indígenas. ‘‘Agradeço ao Governo de Rondônia por essa participação ativa dos povos indígenas, precisamos que as demandas dos povos indígenas sejam acolhidas, e que estejamos sempre inseridos nesses contextos que abrangem temas do nosso interesse’’.
O coordenador da 10ª Rondônia Rural Show Internacional e secretário adjunto da Seagri, Janderson Dalazen, destacou que por direção do Governador Marcos Rocha, a feira está repleta de atrativos e produções dos povos indígenas. ‘‘A construção da maloca e esse espaço de diálogo no fórum busca fortalecer a preservação aliada a geração de renda’’, aponta.
O presidente da Emater, Luciano Brandão, ressaltou a presença do Governo em diversas produções sustentáveis de sucesso de Rondônia dentro dos territórios indígenas. ‘‘O nosso objetivo é potencializar ainda mais as produções sustentáveis nos territórios indígenas’’, garante.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia