Lixo recolhido na 10ª Rondônia Rural Show gera sustentabilidade e empregos para a população
A sustentabilidade é a marca registrada da 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que segue até o próximo sábado (27), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, área central do Estado. Todo o lixo produzido no local é recolhido diariamente para manter o ambiente limpo para os visitantes e expositores, e depois é destinado à reciclagem. Dentro da Feira, 150 pessoas trabalham no recolhimento dos resíduos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o modelo adotado para a destinação dos resíduos da Feira agropecuária rondoniense é uma combinação de sustentabilidade, com desenvolvimento econômico. ‘‘Com a destinação adequada do lixo produzido na Feira conseguimos manter o local limpo, cuidamos do meio ambiente, e, além disso, há geração de renda para a nossa população’’, enfatizou.
O gerente da empresa especializada que opera o aterro sanitário em Ji-Paraná, Caique Santana reforçou que, o fluxo da gestão sustentável dos resíduos é muito importante para a conscientização ambiental, e também para que o lixo aproveitável seja transformado em riquezas. Informou que os materiais recicláveis são destinados para uma associação de catadores de materiais recicláveis de Ji-Paraná, onde passam por triagem para reciclagem, e rejeitos não aproveitáveis são destinados ao aterro sanitário.
‘‘Conforme o balanço dos três dias da Feira, foram coletadas 29 toneladas de resíduos. Parte desse volume já passou por triagem, e um pouco mais de oito mil quilos de resíduos foram enviados ao aterro sanitário. A estimativa é que até o fim da Feira essa quantidade dobre, devido ao fluxo de visitantes nos últimos dias. Estão envolvidos na coleta, destinação e triagem dos resíduos; cerca de 200 pessoas, sendo 150 dentro da Feira, outras 25 na cooperativa e mais 25 no aterro sanitário’’, explicou Caíque Santana.
Uma das pessoas que aproveitou a oportunidade de uma renda extra, com o trabalho de recolhimento do lixo gerado na Rondônia Rural Show, foi a autônoma Camila Donizete. ‘‘São 21 dias de trabalho, desde a montagem das estruturas até quando tudo for desmontado; e para mim equivale a um mês fechado de trabalho. Estou ganhando mais, trabalhando em menos dias. Estou feliz de ouvir dos expositores e dos visitantes que a limpeza está excelente’’, concluiu.
Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/
Fonte: Secom - Governo de Rondônia