Quem visitar a 10ª Edição da Rondônia Rural Show Internacional não pode deixar de visitar a Vitrine Tecnológica da Emater e conhecer a Aquaponia
Foto: Ji-Paraná Noticias
Pra entender a Aquaponia, é a combinação de duas práticas: a aquicultura, que trata da produção de organismos na água, e a hidroponia, que é o cultivo de plantas sem solo.
Neste caso apresentado pela Emater na Vitrine Tecnológica na Rondônia Rural Show Internacional, o que está sendo proposto é a criação de peixes juntamente com a produção de plantas, neste caso hortaliças.
Conforme a Bruna Temponi, uma das entusiastas desse método, o qual dá os primeiros passos no Estado de Rondônia, a criação de peixes e verduras pode ser uma prática sustentável e saudável.
Funciona assim: os peixes são colocados dentro de um tanque e alimentados com ração própria para eles. Com isso, os animais acabam produzindo dejetos que são misturados à água e bombeados em direção a um filtro capaz de limitar as impurezas sólidas e permitir apenas a passagem da água, que, com o trabalho das bactérias, fica repleta de nutrientes.
É essa água repleta de nutrientes que é enviada para as plantas, fazendo com que elas se desenvolvam de forma rápida e saudável. Após passar pelas plantas essa água é filtrada, oxigenada e devolvida em ótimas condições para o tanque onde se encontram os peixes. Um ciclo fechado que traz benefício para ambas as produções.
Esse tipo de produção ainda não é amplamente conhecido no Estado de Rondônia, onde poucas pessoas usam, mas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais a Aquaponia já é mais difundida com um maior número de pessoas usando.
Fonte: Ji-Paraná Noticias