Novidade na Feira: Manejo sustentável Crocodilianos no Estado de Rondônia
Foto: Ji-Paraná Noticias
Quando se fala no manejo sustentável de crocodilianos, estamos falando do jacaré, que faz parte da família dos crocodilos, são pelo menos 24 espécies vivas, por tanto uma das palestras e que chamou muito a atenção nesta 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack em Ji-Paraná, foi proferida por Herlan Lopes, que é gestor do Projeto de Manejo Sustentável de Jacaré, no lago Cuniã.
Importante entender que esse projeto já teve início a mais de 10 anos, e foi desenvolvido no intuito de controlar a superlotação do réptil na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, que fica na região de Porto Velho, no sentido de Manaus.
Foram realizados vários estudos inclusive com a normatização por parte ICMBio em 2012 e a partir daí o projeto foi se consolidando, e hoje se encontra totalmente legalizado. Neste momento projeto é voltado apenas para essa região, mas existe abertura para novos projetos em outras áreas, mas vai depender do local e da concentração do jacaré, dependendo de um estudo populacional, podendo ser liberado ou não.
Ao final da palestra ouve uma degustação da carne de jacaré, muito apreciada e aprovada por quem teve a oportunidade de provar, haja vista, que é uma carne que se aproxima da textura do frango, só com uma proteína que tem identidade própria, com sabor específico, não podendo ser comparada a outro tipo de carne.
Foto: Ji-Paraná Noticias
Fonte: Ji-Paraná Noticias