AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Primeira Feira Pet será apresentada durante a 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

Por Redação
Publicado 08/05/2023

Foto: Assessoria

Com o objetivo de fomentar o cenário econômico voltado para o mercado pet no estado de Rondônia, estimulando e atraindo empresas do ramo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia – CRMV/RO, incentivou a vinda, da primeira Feira Pet do Estado, para a 10ª Rondônia Rural Show, que será realizada, no centro tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

A Feira Pet irá promover apresentações de Agility, que consiste em percorrer um circuito pré-definido; Mondioring, que são exercícios de salto, obediência e proteção; e exposição de beleza de cães de raça. A Feira contará, ainda, com exposição especializada da raça buldogue campeiro, buldogue francês, crista chinês, e exposições gerais de todas as raças, sendo julgadas por 11 juízes, sendo sete nacionais e quatro internacionais (Colômbia, Venezuela, Chile e Argentina). O evento terá também,  palestras sobre o bem-estar e saúde de cães braquicéfalos (cães com problemas respiratórios congênitos), cadastro de pedigree inicial, entre outros, como exposição de produtos do mundo pet variados.

De acordo com o médico veterinário Thiago Vaz Lopes, idealizador e organizador do evento, na ocasião haverá um espaço para adoção de cães sem raça.

“Quanto aos cães de raça, os competidores, será possível realizar a negociação e reserva de filhotes diretamente com os criadores que estarão participando da exposição”, comentou.

Segundo o vice-governador de Rondônia e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, para que o setor pet mantenha um desenvolvimento contínuo, é necessário aplicar medidas de fomento para incentivar os diversos elos dessa cadeia. “O faturamento da indústria pet em 2021 foi de 35,8 bilhões de reais. O Brasil ocupa a 6ª posição no ranking mundial deste setor, com um crescimento maior que 60% ao ano, nos últimos 10 anos”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o mercado Pet está em plena expansão, e com essa primeira edição em Rondônia é esperado que o setor cresça e sejam desenvolvidas novas feiras no Estado. “Toda inovação é importante para a construção de novos negócios, isso possibilitara a criação de empregos e renda para a nossa população”, destacou o governador.

SOBRE O EVENTO:

Serão realizadas oito pistas pelo Kennel Clube do Estado de Rondônia e do Acre; nos dias 25 a 27, sendo duas pistas latino-americanas e seis pan-americanas, especializadas na raça buldogue campeiro, golden retriever e cão de crista chinês. Comparecerão quatro especialistas estrangeiros, sendo eles Fabian Daza (Colômbia), Rodrigo Quezada (Venezuela), Cristian Zelada (Venezuela) e Norberto Barcos (Chile), e sete brasileiros, Mauro Anselmo, Pedro Lang, Roberta Direnna, Patrício Peruzzo, José Maurício Medeiros, Daniel Rubio e Sergio Pinho.

INVESTIMENTO:

Durante o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia – Conder, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, aprovou, na 80° reunião ordinária, recurso para o impulsionamento da economia e ao estímulo quanto ao desenvolvimento de Rondônia, por intermédio do mercado pet. Além do fomento do CRMV-RO para ações de publicidade da feira e todo o apoio na execução deste projeto, juntamente ao Kennel Clube do Estado de Rondônia.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: