Rio Madeira ultrapassa 15 metros e entra em cota de alerta em Porto Velho
Nível das águas preocupa autoridades e moradores; cota de inundação ocorre quando o rio atinge 17 metros.
O Rio Madeira, em Porto Velho, alcançou a marca de 15,11 metros na tarde de quinta-feira (30), segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). Com a elevação do nível, o rio entrou em cota de alerta, indicando uma alta possibilidade de transbordamento. A cota de inundação ocorre quando o rio atinge 17 metros, trazendo os primeiros danos ao município.
A cheia é resultado das fortes chuvas típicas do inverno amazônico em Rondônia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h, aumentando o risco de cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Guajará-Mirim é outro ponto de monitoramento na bacia do rio Madeira em cota de alerta. O nível do rio Mamoré chegou a 10,40 metros, com tendência de subida gradual.
O inverno amazônico, que ocorre de dezembro a maio, é marcado por chuvas intensas na região amazônica e mudanças abruptas no tempo. Em março, a média mensal de chuva é de 273,9 mm, porém, nos primeiros 21 dias do mês, foram registrados 366,8 mm.
Durante fortes chuvas, é importante tomar precauções como manter portas e janelas fechadas, não se proteger sob árvores e não atravessar áreas alagadas. Em caso de emergência, contate a Defesa Civil de Porto Velho pelo número (69) 98473-2112.
Fonte: Veja Rondônia