AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Reeducandos da Fazenda Futuro recebem capacitação para produção de doces e compotas

Por Redação
Publicado 15/03/2023

Foto: Assessoria

Através da parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, reeducandos da Penitenciária Estadual Aruana, Centro de Ressocialização Vale do Guaporé e Colônia Agrícola Penal, iniciaram nesta terça-feira, 14, o curso de Iniciação para Produção de Doces e Compotas. As aulas acontecerão na Fazenda Futuro, na  Capital, sendo mais uma ação do Governo do Estado, na busca de ressocializar por meio da capacitação e trabalho.

O curso tem carga horária de 20 horas e irá capacitar a mão de obra reeducanda, que realiza os trabalhos de cultivo e manutenção da Fazenda Futuro, composta atualmente por um grupo de 13 reeducandos.

Segundo o secretário Marcus Rito, a escolha e realização do curso  visa utilizar as frutas cultivadas na propriedade para a produção dos doces. “Temos o objetivo de aproveitar todos os recursos naturais da Fazenda Futuro, e em cerca de 6 meses a um ano, começaremos a colher  um grande volume da produção, podendo ser realizadas a comercialização, doação e a produção dos doces de compota”, pontuou.

O governador Marcos Rocha, reforçou a importância da capacitação no processo de ressocialização. “Retomamos os trabalhos na Fazenda Futuro, e além das atividades laborais exercidas diariamente pelos internos, ofertamos a capacitação que é fundamental para formar futuros profissionais e de fato ressocializar; o objetivo é que esses internos cumpram suas penas e saiam do sistema penitenciário com experiência profissional, conhecimento técnico e diploma em mãos”, ressaltou.

Os reeducandos inseridos no projeto são remunerados através do fundo penitenciário da Sejus, além de terem sua pena reduzida por meio da remição do trabalho e estudo, por meio do curso, que está prevista na Lei de Execução Pena – LEP, garantindo um dia de pena a menos a cada três dias de trabalho e um dia da pena a cada 12 horas de estudo, além da capacitação certificada pelo Idep.  

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: