AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Câmara tem iluminação azul pelos dias nacionais do surdo e do atleta paralímpico

Por Redação
Publicado 23/09/2022
Atualizado 23/09/2022

Foto: Pierre Triboli

A Câmara dos Deputados está iluminada de azul desta quinta-feira (22) até domingo (25) em alusão aos dias nacionais do surdo (26 de setembro) e do atleta paralímpico (22 de setembro).

O mês de celebração é conhecido como Setembro Azul, em que se comemora também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

O Dia Nacional do Surdo foi oficializado pela Lei 11.796/08. A data é uma homenagem à criação da primeira escola de surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Uma das principais conquistas das pessoas com deficiência auditiva foi o reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da Lei 10.436/02 e do Decreto 5.626/05. As ações em torno da data ressaltam a importância de se desenvolver políticas públicas inclusivas para surdos.

Atletas paralímpicos
O Dia Nacional do Atleta Paralímpico, instituído pela Lei 12.622/12, é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), fundado em 22 de setembro de 1989.

O objetivo da data é homenagear, apoiar e divulgar o trabalho dos atletas paralímpicos brasileiros. Esses desportistas representam o Brasil nos Jogos Paralímpicos, versão dos Jogos Olímpicos com modalidades adaptadas para esportistas com algum tipo de deficiência.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: