AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Servidores da Saúde participam de capacitação sobre doenças Arboviroses
Capacitação contou com a presença da equipe do Ministério da Saúde e Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS)

Publicado 21/05/2022

Foto: Ítalo Ricardo

Para alertar sobre a importância da vigilância e combate às Arboviroses, o Governo de Rondônia por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta sexta-feira (20), uma capacitação sobre doenças Arboviroses para servidores da saúde, oportunidade também para discutir o panorama das doenças no Estado e alinhar junto a estes profissionais, técnicas de manejo clínico e vigilância laboratorial. Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, mais comuns em ambientes urbanos, como a dengue, zika e chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos por aedes aegypti.

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Maxwendell Batista, ressaltou a relevância do treinamento. “Agradeço a presença de todos os servidores e quero dizer que a Secretaria de Estado da Saúde tem oferecido todo o apoio para essa ação, que visa o controle das Arboviroses, e certificar ainda mais conhecimentos para os profissionais de saúde de Rondônia”, pontuou.  

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou os novos aprendizados para vencer os agravos das Arboviroses: “Agradeço a parceria e força de todos em busca da melhoria das ferramentas de apoio ao combate e controle dos agravos”.

A capacitação contou com a presença da equipe do Ministério da Saúde e Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), representados por Pablo Secato, André Machado, Lucas Santos, Pamela Moreira e Paula Maria. 

O Técnico do Ministério da Saúde, Pablo Secato falou sobre a importância da Capacitação. “A importância é reforçar a parceria do Ministério da Saúde com os Estados. Essa sensibilização de toda a Rede de Saúde contra as Arboviroses, tanto na Vigilância, assistência e no controle. É muito importante estar escutando todos esses dados e participando ativamente com os Estados, não só em períodos epidêmicos mas no dia a dia. Então a divulgação para a população mostrando a mobilização é muito importante, para que os cidadãos tenham consciência que são determinantes na luta contra as Arboviroses”, afirmou. 

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: