AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Sejus entrega veículos adaptados para transporte de internas gestantes, idosas e com deficiência
Veículos adaptados são de uso exclusivo para transporte de reeducandas gestantes, parturientes, crianças que acompanham as mães, idosas e com deficiência

Publicado 14/03/2022

Foto: Taiana Mendonça

Visando garantir o atendimento e procedimentos específicos voltados às mulheres do Sistema Penitenciário de Rondônia, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), entregou dois veículos, tipo passeio, equipados com sistema de segurança para o transporte de crianças que estejam acompanhando as mães em cumprimento de pena (bebê conforto). Os veículos adaptados são de uso exclusivo para o transporte de reeducandas em período gestacional, parturientes e crianças que acompanham as mães, mulheres idosas e com deficiência.

Os carros foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), dando continuidade à Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas (PNAMPE). No total foram entregues às Unidades Federativas 40 veículos.

Rondônia foi contemplado com dois deles, que serão direcionados à duas Unidades Prisionais femininas:  Penitenciária Estadual Suely Maria Mendonça em Porto Velho e Casa de Prisão Albergue Feminino de Guajará-Mirim.

A entrega visa garantir o cumprimento de pena com dignidade e respeito aos direitos das crianças que acompanham suas mães em ambiente prisional, possibilitando um transporte adequado às suas necessidades e conciliando segurança e direitos essenciais da pessoa humana.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, falou da importância da adequação no Sistema Penitenciário do Estado. “A secretaria trabalha adequando o cumprimento de pena das mulheres privadas de liberdade, dando atenção às necessidades específicas de cada uma delas”, concluiu.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: