AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Parceria é pauta de encontro entre comandante-geral da PM e equipe da Politec

Publicado 30/12/2021

cabo PM Edixon Herrera

Para tratar sobre parcerias entre a Polícia Militar de Rondônia e demais integrantes das forças de segurança do Estado, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM James Padilha, recebeu hoje, 29, em seu gabinete no Quartel do Comando-Geral, em Porto Velho, uma equipe da Politec – Polícia Técnico-Científica, liderada pelo diretor-geral, Domingos Sávio de Oliveira da Silva. "É essencial esta parceria com os órgãos de segurança para que no final tenhamos um resultado mais satisfatório para nossa sociedade", disse o coronel PM Padilha.

O comandante-geral explicou aos visitantes, que a Polícia Militar é um celeiro de excelentes profissionais que têm afinidade, conhecimento e atuação em várias atividades estaduais, na condição de cedidos. "Temos policiais militares trabalhando nos demais poderes, em diversas secretarias, superintendências e órgãos do governo, favorecendo a integração e construindo parcerias. A Polícia Militar está presente em todas as localidades do Estado, trabalhando diuturnamente com um policiamento essencial e ordeiro, favorecendo e proporcionando a manutenção da tranquilidade pública e contribuindo assim com o equilíbrio e estabilidade na administração do Estado." A integração entre os demais órgãos de segurança é uma determinação do governador Marcos Rocha que quer uma sociedade segura em todo Estado.
O diretor-geral, os peritos criminais e agentes de criminalística, explicaram seus trabalhos na elucidação de crimes, dos mais simples aos mais complexos, ressaltando, inclusive, que Rondônia faz parte do Banco Nacional de Perfis Genéticos: “uma ferramenta eficiente para elucidação de crimes”. “O Banco Nacional de Perfis Genéticos brasileiro contém aproximadamente 6.500 perfis genéticos de condenados, 440 de investigados e 7.800 de vestígios de local de crime. No Brasil, até o momento, 559 investigações foram auxiliadas por essa ferramenta”. Uma das propostas defendidas é a ampliação do escopo para os condenados em crimes dolosos.

Cabe à Polícia Científica apoiar as atividades das instituições de segurança pública e dos órgãos de administração judiciária no âmbito da persecução criminal, planejando, coordenando, controlando e executando perícias relacionadas aos campos de atuação da perícia oficial de natureza criminal, em conformidade com a legislação pertinente. “Ficamos felizes com esta parceria com a Polícia Militar”. Os policiais militares, disse Domingos Sávio, já desde sua formação trazem os conhecimentos necessários para a preservação de local de crimes e isso facilita tanto nosso trabalho quanto as investigações que decorrem depois.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: PM/RO