TJRO alcança o 1º lugar de excelência em tecnologia na avaliação do CNJ
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, recentemente, o índice do iGovTIC, que mede a governança, infraestrutura e serviços de tecnologia nos tribunais brasileiros, no qual o Tribunal de Justiça de Rondônia conquistou o primeiro lugar dentre os tribunais de pequeno porte e, também, primeiro lugar dentre os tribunais estaduais. No pódio, dos cinco melhores tribunais do país que alcançaram a melhor pontuação geral de todos os órgãos do Judiciário, o TJRO alcançou o terceiro lugar.
O presidente do TJRO, desembargador Paulo Kiyochi Mori, parabenizou a equipe da STIC por esse marco que ficará registrado na história do Poder Judiciário rondoniense. “Em 2020, o TJRO conquistou o quarto lugar dentre os tribunais de pequeno porte, quarto colocado dentre os tribunais estaduais, e quinto na classificação geral, empatado com TJDFT, TRE-AM e TRE-PA. Indiscutivelmente, a administração rompeu paradigmas e vem trazendo o Judiciário rondoniense para destaque nacional”, ressaltou o presidente.
A secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação - Stic, Angela Carmen, agradeceu à equipe “que se desdobrou frente aos desafios e ao aumento da demanda causados pela pandemia do novo coronavírus, desde o início de 2020”. Angela Carmen agradeceu também à Administração do Poder Judiciário de Rondônia, que acredita e incentiva o trabalho da STIC.
O levantamento do iGovTIC-JUD está previsto no artigo 48, da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD), Resolução CNJ 370/2021, e determina a realização de diagnóstico anual para aferição do nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas e, consequemente, da evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.
O objetivo é permitir que o CNJ identifique, avalie e acompanhe a situação da Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário. Com os resultados obtidos, o Judiciário prosseguirá as ações de aperfeiçoamento do sistema em termos de acessibilidade e usabilidade, celeridade, inovação, responsabilidade social e ambiental e transparência.
A base de dados gerada, além de garantir o cumprimento da função institucional, contribuirá para que o Poder Judiciário seja reconhecido como um referencial em termos de governança, gestão e infraestrutura da Tecnologia da Informação e Comunicação.
Confira abaixo, em gráficos, a performance do TJRO:
Fonte: TJ/RO