Pequenos negócios brasileiros participam da ExpoDubai
Ação conjunta do Sebrae visa aproximar empreendedores de sete estados do mercado internacional
Durante os seis meses de duração da ExpoDubai, que ocorre até março de 2022, empresários de micro e pequenas empresas brasileiras poderão participar dessa que é considerada uma das mais importantes feiras internacionais. O Sebrae Nacional, em parceria com suas unidades estaduais, vai levar para o evento empreendedores dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Ceará, Rondônia e Tocantins com objetivo de apresentar o mercado internacional a esses pequenos negócios com potencial exportador e prepará-los para acessar esse mercado.
Apesar das micro e pequenas empresas representarem 99% dos empreendimentos brasileiros, o número de empresas que exportam e, principalmente, o valor exportado, ainda é baixo. Atualmente, das 25 mil empresas brasileiras que exportam, uma a cada três (8,4 mil), são de pequeno porte e respondem por apenas 1% dos valores negociados. “Temos um grande desafio pela frente que é preparar as empresas brasileiras para a internacionalização e aumentar a quantidade de negócios exportadores e o valor que é exportado”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
A ExpoDubai reúne empresas privadas e organizações governamentais e não governamentais para discutir temas ligados a negócios, economia, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura e gastronomia. Melles destaca que a participação dessas empresas no evento permitirá que elas conheçam melhor o mercado árabe, pois Dubai tem sido visto como um grande hub do comércio exterior. “Há uma grande variedade de oportunidades que devem ser aproveitadas e essa também é uma ótima vitrine para atrair parcerias e investidores. Essa ação visa abrir um mercado promissor para as nossas micro e pequenas empresas”, complementa.
Entre os produtos com forte apelo comercial que podem ser citados estão tipos de alimento como é o caso do açaí e os produtos de beleza como é o caso de cosméticos produzidos no país, que com uma grande quantidade de brasileiros morando no exterior têm sido cada vez mais procurados. A ExpoDubai também é uma oportunidade para empresas que atuam no setor de serviços. “Além das exportações de produtos fabricados no Brasil, há uma grande procura pelos destinos turísticos , startups e tecnologias ligadas, por exemplo, a cadeia de energia que conta com uma grande competência brasileira”, revela o presidente do Sebrae.
Incentivo às exportações
O Sebrae tem desenvolvido em diferentes estados e firmado convênios com órgãos como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional das Indústria (CNI) para que os pequenos negócios consigam aumentar sua competitividade através do comércio internacional, além de ajudar o empreendedor a adaptar seus produtos e serviços aos requisitos do mercado internacional.
Recentemente, Sebrae e CNI lançaram um estudo em conjunto, que detectou os principais mercados com potencial exportador e seus compradores. Foram identificados segmentos como o de vestuário, produtos alimentícios, conservas de frutas, legumes e outros vegetais, móveis, sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal. A análise ainda identificou cerca de 50 outros setores, em todos os estados brasileiros e que possuem potencial para exportar. Entre os mercados-alvo selecionados para esses setores, ressaltam-se países da América do Sul, como Paraguai e Chile; além da Europa, com destaque para Espanha e Portugal.
Fonte: Assessoria - Sebrae