AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Sem-terras ameaçam invadir base de apoio da polícia em áreas de conflito agrário em Rondônia
A Polícia Militar não permitiu a entrada de ninguém e aguarda uma decisão oficial.

Publicado 27/10/2021

Foto: Reprodução / Diário da Amazônia

Mais de 200 sem-terras que foram desalojados do acampamento Tiago Santos, área em que ocupavam na região do distrito de Mutum-Paraná, na zona rural de Porto Velho (RO), tentam voltar ao local para retomar fazendas, nesta terça-feira (26). O local tem um ponto de apoio da Polícia Militar (PM). A ação de desapropriação foi feita durante a Operação Nova Mutum.

O acampamento Tiago Santos fica localizado na região da fazenda conhecida como Galo Velho, local em que a decisão judicial obrigou a saída dos camponeses, alegando que a área é particular.

De acordo com as informações, após o Supremo Tribunal Federal (STF) mandar suspender a decisão que mandava desapropriar a região, os sem-terras decidiram voltar às fazendas que foram desocupadas durante reintegração de posse com apoio da Prefeitura de Porto Velho e do Governo de Rondônia que em uma ação conjunta levaram os sem-terras de volta para o local de origem, na tarde desta terça-feira (26).

A Polícia Militar não permitiu a entrada de ninguém e aguarda uma decisão oficial.

Operação Nova Mutum

A Operação Nova Mutum acontece há cerca de 10 dias com o objtivo de reintegrar a posse de oito propriedades rurais, sendo que a operação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada.

E em pontos estratégicos a polícia montou bases de apoio para auxiliar os agentes durante a ação.

Agentes do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP), Núcleo de Operações Aéreas (Noa), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e cidadania (Sesdec), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (PMMS) participam da ação.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: