AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Rondônia participa de encontro para debater estratégias de segurança na fronteira
Encontro busca a implementação de ações coordenadas das forças policiais que atuam na área de fronteira

Publicado 23/10/2021

Foto: Isabela Pereira e Marcos Vicentti

O Governo do Estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Sesdec, participou nos dias 20 e 21 de outubro do I Encontro Transfonteiriço Brasil/Bolívia. O objetivo das discussões foi à efetivação de um canal de comunicação para o combate aos crimes nas fronteiras, unindo as duas nações e os estados diretamente afetados entre o Brasil e a Bolívia.

Além disso, os debates também tiveram como tema avançar nas tratativas de acordo de cooperação entre as partes, buscando a implementação de ações coordenadas das forças policiais que atuam na área de fronteira entre os estados e a Bolívia, no sentido de dar efetividade às ações de combate aos crimes transfronteiriços e o estreitamento das relações institucionais.

Durante o encontro, houve ainda a assinatura de uma carta de intenções, que pontuou uma série de itens referentes à adoção de estratégias no enfrentamento aos crimes transfronteiriços. Entre os pontos pactuados, destaque para o intercâmbio entre as polícias bolivianas e brasileiras; criação de enlaces, por meio de grupos em redes sociais, para discussão de interesses no nível estratégico; patrulhamento policial em ações conjuntas na região de fronteira; promoção de atividades de capacitação integrada permanentes destinadas ao combate dos crimes transfronteiriços; implementação de tecnologia integrada para consulta de veículos; e implementação de tecnologias de busca de pessoas, em especial de indivíduos com mandados de prisão.

O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, comentou que agora com a carta de intenções assinada, vai facilitar o relacionamento e que barreiras serão quebradas. “A carta de intenções foi assinada para fortalecer enfrentamento aos delitos transnacionais, então juntos poderemos combater com mais eficácia os crimes transfronteiriços que assolam a faixa de fronteira do nosso país”.

Estiveram presentes à solenidade, Gladson de Lima Cameli, governador do Estado do Acre; Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo, secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Antonio Aginaldo de Oliveira, diretor da Força Nacional de Segurança Pública; Paulo Cézar Rocha dos Santos, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre; Alexandre Bustamante Dos Santos, secretário de Estado de Segurança Pública do Estado do Mato Grosso; Antônio Carlos Videira, secretário de Estado de Segurança Pública do Estado do Mato Grosso do Sul; e José Hélio Cysneiros Pachá, secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia.

Já a comitiva boliviana contou com a presença de Eduardo Del Castillo Del Carpio, ministro de Governo da Bolívia; Roberto Ríos Sanjinés, vice ministro de Segurança Cidadã do Estado Plurinacional da Bolívia; e Eva Humerez, senadora Nacional do país vizinho.

Eduardo Del Castillo Del Carpio, ministro de Governo da Bolívia, revelou que o evento é de suma importância para a integração de ambos os países. “Vamos discutir ações a serem realizadas entre ambos os países que visam combater os delitos nas áreas de fronteira”, comentou.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: