AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Deputado Anderson cumpre agenda em Palmas/TO e conhece modelo de Universidade Estadual e Sistema Penitenciário
Durante o evento foi apresentada a referência de gestão implantada nas penitenciárias regionais de Tocantins, ressaltando a indispensabilidade do Policial Penal para a efetiva execução da logística proposta

Publicado 21/09/2021
Atualizado 21/09/2021

Foto: Assessoria

É de suma importância ressaltar que o objetivo principal deste compromisso é buscar exemplos de gestão que obtiveram êxito para melhorar as condições carcerárias do Estado de Rondônia, garantindo e respeitando a atividade fim e as atribuições da Polícia Penal.

Neste cenário, destaca-se que a visita foi realizada por uma comitiva do Estado de Rondônia, composta por representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Secretaria de Justiça e o Governador, Cel. Marcos Rocha. Durante o evento foi apresentada a referência de gestão implantada nas penitenciárias regionais de Tocantins, ressaltando a indispensabilidade do Policial Penal para a efetiva execução da logística proposta e o fortalecimento da segurança para assim proporcionar condições harmônicas de integração social no ambiente carcerário e valorização para o policial penal.

Na oportunidade, a deputada estadual do Tocantins, Luana Ribeiro (PSDB), entregou ao deputado Anderson, a Lei Estadual nº 3.355/2018, que trata sobre o trabalho dos presos, salientando 51% da população carcerária do Estado trabalha com a finalidade educativa, produtiva e de manutenção, através de prestação de serviços e parceria com empresas e prefeituras, além da remição de pena o apenado é remunerado podendo ajudar suas famílias e parte dos recursos arrecadados vai para um fundo rotativo que ajuda diminuir o custo altíssimo que o Estado tem com o sistema prisional, gerando economia que possibilita investimento por parte do governo em outras área como saúde, educação, bem como melhorando os salários dos servidores do sistema prisional.

O Sistema Penal do Tocantins está entre os seis estados brasileiros com maior percentual de pessoas privadas de liberdade trabalhando em unidades penais. Atualmente, são 1.278 presos trabalhando o que representa 51% da do presos do Estado trabalhando e Estudando com ações na área da construção civil, artesanato, cultivo de hortaliças, panificação, fabricação de chinelas, máscaras e brinquedos artesanais.

“É um modelo que pode ser implantado em Rondônia, Tocantins ocupa o 5º lugar no ranking nacional de presos envolvidos em atividades educacionais por meio da escolarização formal, não formal (cursos livres) e profissionalizante, e o 6º lugar envolvendo oferta de trabalho e renda para pessoas privadas de liberdade, precisamos discutir em audiências públicas um modelo de gestão parecido para ser implantado em nosso estado, melhorando o trabalho do policial penal”, pontuou Anderson.

Universidade Estadual

Anderson aproveitou para conhecer mais sobre o projeto de universidade estadual, implantado no Tocantins e que está fazendo muito sucesso, modelo que o parlamentar pretende trazer à discussão em Rondônia.

"Sabemos dos desafios, das questões orçamentárias e administrativas, mas para Rondônia seguir crescendo é importante que possa oferecer ensino superior gratuito, para a formação de profissionais qualificados para atuar, principalmente, em áreas ligadas ao agronegócio e ao setor produtivo, que é a base da nossa economia”, destacou e o chamou a atenção em Tocantins que 50%. das vagas da universidade estadual é para jovens que estudaram em escolas públicas do Estado trazendo igualmente social e dando acesso ao ensino superior com isso valorizando os filhos de sua terra.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: ALE/RO