AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Vendas no comércio varejista ampliado crescem 26% em junho de 2021 em Rondônia, diz IBGE
Rondônia foi o terceiro estado que mais cresceu em volume de vendas nesse setor.

Por G1 RO
Publicado 13/08/2021
Atualizado 13/08/2021

© Tânia Rêgo /Agência Brasil

Rondônia registrou aumento de 26% no volume de vendas do comércio varejista em junho deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados na quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O comércio varejista ampliado inclui veículos, peças e materiais de construção, por exemplo. A pesquisa mostra predomínio de resultados positivos em 25 das 27 Unidades da Federação, sendo as maiores variações registradas em dois estados da região Nordeste e um da região Norte:

  • Piauí (33,6%),
  • Pernambuco (29,6%) e
  • Rondônia (26,0%).

Os números negativos são para dois estados:

  • Tocantins (-2,6%) e
  • Amazonas (-1,0%).

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), Marco Cesar Kobayashi, a partir do cenário observado já se pode falar em reaquecimento do comércio no estado.

"Não acabou a pandemia ainda, mas conversando com as pessoas que trabalham no varejo a expectativa é de uma retomada mais rápida a partir de agora", disse.

Essa retomada, segundo Marco, também pode ser vista com o início do crescimento de novos postos de trabalho.

No mês de junho foram criados 2.791 novos postos de trabalho em Rondônia, conforme informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número é 117% maior que o registrado no mês anterior, que foi de 1.284.

"O ano passado foi de muitas incertezas, mas agora com a vacina [contra Covid-19] avançando e os comerciantes se reinventando, usando as redes sociais e a internet para avançar nas suas vendas a expectativa é de melhoras", disse o presidente da Facer.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Caged

Fonte: G1 RO