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Procon orienta consumidores a denunciar abusos e incômodos de ligações de telemarketing
Consumidor que se sentir importunado com ligações de telemarketing pode pedir o bloqueio na plataforma do Procon

Publicado 02/08/2021

Foto: Dandara Carvalho

O Programa de Orientação e Defesa do Consumidor de Rondônia (Procon) já está operando com uma nova plataforma que permite o bloqueio das ligações de telemarketing, que se constitui numa das principais demandas dos consumidores, pela impertinência e incômodo que geram com o excesso de ligações telefônicas para venda de produtos entre outros serviços.

De acordo com orientações do coordenador estadual do Procon, Ihgor Jean Rego, o consumidor que se sentir importunado pela ação do telemarketing pode acessar a plataforma https://procon.ro.gov.br/ e a partir dela fazer denúncia ou pedi o bloqueio das ligações, clicando em “Quero fazer o Bloqueio do Telemarketing”, que será direcionado à página com pedido de informações dirigidas.

Jean Rego explicou que sobre este serviço existe uma demanda relativamente grande, e foi baseado neste fato que o Procon inovou seus procedimentos operacionais com recursos da Tecnologia da Informação (TI) e abriu para o consumidor esta nova ferramental para facilitar a comunicação e dar rapidez à prestação de serviço. “Feito o pedido de bloqueio, a empresa terá 30 dias para adotar a providência, e se isso não ocorrer neste prazo, ela pode ser multada”.

Importa destacar que além do portal procon.ro.gov.br ou do endereço consumidor.gov.br que servem ao consumidor como suporte em suas necessidades de orientação e para fazer denúncias de abusos que sofreram, o Procon disponibiliza outros canais de comunicação (mais conhecidos) como o telefone 151 e o WhatsApp (69) 98491-2986, para auxiliar o consumidor em suas demandas.

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