Mais de 85% dos indígenas foram imunizados contra a Covid-19 em Rondônia, diz Coiab
Acre é o estado da Amazônia Legal com a menor taxa de indígenas imunizados. Dados consideram indígenas maiores de 18 anos que moram em terras homologadas.
Dos cerca de 8,7 mil indígenas com mais de 18 de anos que vivem em terras homologadas em Rondônia, 85,7% foram imunizados com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, segundo levantamento realizado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).
Essa é a maior proporção de indígenas imunizados entre todos os estados brasileiros da Amazônia Legal, que ainda integra Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.
Conforme os dados levantados até o último dia 2 de julho, o Acre é o estado com a menor taxa, tendo imunizado menos de 50% dos povos indígenas:
- Rondônia: 85.7%
- Tocantins: 72,4%
- Maranhão: 70%
- Amapá: 68,4%
- Mato Grosso: 67,7%
- Amazonas: 64,7%
- Roraima: 60,4%
- Pará: 59,9%
- Acre: 46,4%
A Coaib alerta, no entanto, que os números de imunizados foram coletados pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasisus), e este considera apenas a população indígena residente em terras homologadas e já atendidas pelo Sasisus.
Os dados não consideram a população residente em áreas não homologadas, e por isso não refletem a totalidade da população indígena nos estados.
Fonte: G1 RO