Taxa de transmissão da covid cai no Brasil, aponta Imperial College
Após duas semana de estabilidade, ritmo caiu abaixo de 1, o que pode significar que pandemia começa a ser controlada no país
A taxa de transmissão da covid-19 no Brasil voltou a ficar abaixo de 1, de acordo com dados de relatório semana divulgado, nesta terça-feira (8), pelo Imperial College, de Londres. Na semana que terminou em 7 de junho, o país atingiu a marca de 0,99, o que significa que cada 100 pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 passam a doença para outras 99 saudáveis.
Nas duas últimas semanas, a transmissibilidade era de 1,02, dentro da margem de erro do período atual, que é de 0,79 a 1,03. Mesmo sendo uma queda baixa, o número pode significar que a pandemia está estável e começa a ser controlada no país.
De acordo com especialistas, quando a taxa de transmissão fica abaixo de 1 por um período de mais de três semanas significa que a doença está controlada. Da última semana de abril até a penúltima de maio, o Brasil apresentou números mais baixos, porém o índice voltou a subir após relaxamento do distanciamento social em vários estados brasileiros.
O relatório semanal da universidade inglesa prevê que acontecerão cerca de 11.900 mortes no país causadas pela covid-19.
Os dados referentes ao feriado do último fim de semana, quando foram registradas aglomerações e festas clandestinas em diversos lugares, só serão registrados daqui a 14 dias, período de incubação do novo coronavírus.
Fonte: R7