AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Presidente do Simero, Flávia Lenzi, comemora volta das cirurgias eletivas: “vitória”, diz
Atualmente, existe no estado uma grande fila, com cerca de 6.746 casos de pacientes à espera de uma cirurgia eletiva

Publicado 05/06/2021

FOTO: ASSESSORIA

A presidente do Sindicato Médico de Rondônia (Simero), Flávia Lenzi, com a colaboração do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e ajuda do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Alex Redano, além do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Rondônia (SINDESSERO) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBMRO), comemora a volta das cirurgias eletivas, tão necessárias para o bem da população rondoniense.

Atualmente, existe no estado uma grande fila, com cerca de 6.746 casos de pacientes à espera de uma cirurgia eletiva. O ato cirúrgico é considerado sem urgência, mas que se agrava com o tempo, impondo grande sofrimento aos doentes, podendo levá-los a deficiências e incapacidades permanentes e até à morte.

Rondônia é o único estado que suspendeu os atos cirúrgicos no início da pandemia de Covid-19 e até agora não havia retornado. A classe médica fez um levantamento e confirmou que a maioria dos estados não suspendeu as cirurgias eletivas durante a pandemia. E os que fizeram, já retomaram os procedimentos.

O Simero já vem trabalhando para o retorno das cirurgias eletivas. Recentemente, Flávia Lenzi participou de uma reunião com o presidente e vice-presidente da ALE-RO, Alex Redano e Jean Oliveira. O objetivo foi justamente sensibilizar o Legislativo quanto à necessidade de flexibilizar o decreto do governo estadual, visando incluir as cirurgias eletivas como essenciais.

Na quinta-feira (3), a presidente do Simero participou do encontro com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, realizado na Fimca, com a participação do senador Marcos Rogério, das deputadas federais Mariana Carvalho e Silvia Cristina, do secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, do prefeito Hildon Chaves e do vice-prefeito Maurício Carvalho, além do médico Aparício Carvalho e demais presentes.

“Ontem, durante a entrevista coletiva com o ministro Marcelo Queiroga, foi anunciada em público a volta das cirurgias eletivas. É uma grande vitória pela qual o Simero lutou muito. Sabemos da relevância desses procedimentos para a população e também para os médicos cirurgiões que precisam trabalhar”, ressaltou Flávia Lenzi. 

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Assessoria de Imprensa