Com 278 pessoas na fila por leitos, MS envia paciente com Covid para Rondônia
No início de 2021, Mato Grosso do Sul chegou a receber pacientes de outras unidades federativas, graves com coronavírus, para serem internados em hospitais do estado.
Com os hospitais lotados e com uma fila extensa de pessoas à espera por leitos clínicos ou Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), Mato Grosso do Sul começou a enviar pacientes com Covid para outros estados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no estado há 278 pessoas ao aguardo de uma unidade hospitalar.
Nesta quarta-feira (2), no início da tarde, uma mulher, de 41 anos, foi enviada à Rondônia, em uma UTI aérea, alocada em um avião do Corpo de Bombeiros. A paciente saiu de Bonito (MS), a 296 km, com destino à Porto Velho, capital de Rondônia.
De acordo com a prefeitura de Bonito, que acompanhou a decolagem da paciente, a mulher seria enviado ao estado no norte do Brasil no início da manhã, porém apresentou baixa saturação e retornou ao hospital. Só no início da tarde que o embarque foi possível.
Em live, o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, informou que o estado está vivendo um "quadro dramático, provocado pelo avanço da Covid". A partir disso, negociações começaram a ser feitas com outros estados para busca de UTIs.
Em um mês - Fila por leitos aumenta 322% em MS: 'Ela não é prioridade', diz filha de mulher à espera de UTI
Resende disse que "Rondônia ofereceu até 10 vagas de UTI para pacientes de Mato Grosso do Sul. O outros estados como o Espírito Santo também estão oferecendo vagas de UTI para receber pacientes do estado", pontuou.
Além das tratativas com outras unidades federativas, o chefe da Saúde de Mato Grosso do Sul destacou que pretende abrir 10 novos leitos em um hospital, na região de Ponta Porã (MS), ao sul do estado.
"Além dos leitos que estamos viabilizando em Ponta Porã, hoje [02/06/2021], entram em operação10 leitos de UTI no hospital da Universidade Federal da Grande Dourados, em Dourados", disse Resende.
MS já recebeu pacientes de outros estados
No dia 18 de janeiro de 2021, Mato Grosso do Sul ofereceu 10 leitos de UTI à outros estados brasileiros. Na época, foram cedidos ao Amazonas, porém, foram utilizados por pacientes de Rondônia.
Em vídeos, o governador do estado, Reinaldo Azmabuja (PSDB), disponibilizou os leitos. Veja o vídeo abaixo.
Em janeiro de 2021, governo de MS ofereceu 10 leitos de UTI para receber pacientes de Manaus
Em janeiro de 2021, governo de MS ofereceu 10 leitos de UTI para receber pacientes de Manaus
Em um domingo, 31 de janeiro desta ano, Mato Grosso do Sul recebeu dois pacientes de Rondônia com Covid-19 para ficarem internados no Hospital Regional do estado, em Campo Grande. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os pacientes são uma mulher de 62 anos e um homem, de 38.
Não foram apenas os dois, um homem, de 57 anos, também veio à Mato Grosso do Sul, em situação grave da Covid. Chegou no estado, no dia 1º de fevereiro de 2021. Esse paciente foi a quarta pessoa de Rondônia a ser internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no estado.
Fonte: G1 RO