Globo causa pânico com fake news sobre falta de oxigênio em Guaraciaba do Norte
O município de Guaraciaba do Norte, no Ceará, desmentiu informação divulgada pela Rede Globo sobre o risco de desabastecimento de oxigênio para pacientes com Covid-19 na cidade.
No jornal nacional da última sexta-feira (19) a emissora divulgou nota da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que tratava sobre a baixa de oxigênio em todo o país.
A nota dizia que Guaraciaba do Norte teria calculado abastecimento de oxigênio suficiente apenas para as 48 horas seguintes. Mas a informação, segundo o prefeito Adail Machado (MDB), não era verdadeira. A Rede Globo transmitiu os dados sem apurar e a notícia gerou pânico entre os moradores.
O jornalista independente Wellington Macedo fez uma reportagem sobre o caso. Questionado pelo jornalista, o diretor do hospital municipal da cidade, José Mário, disse que nunca faltou oxigênio.
“Eu fiquei um pouco revoltado com essa notícia porque criou pânico generalizado na cidade. Até hoje eu nunca tinha ouvido falar em desabastecimento de oxigênio aqui na cidade de Guaraciaba”, afirmou.
Mesmo já desmentida, a informação ainda continua disponível no portal da Rede Globo.
Fonte: AlertaConesul