AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Investimentos para o georreferenciamento de unidades de conservação de Rondônia são analisados pelo Ibama
Na reunião foram discutidos os investimentos para a construção da Passarela e o georreferenciamento das UCs de Rondônia

Publicado 17/03/2021
Atualizado 17/03/2021

Foto: Alex Nunes

Com objetivo de divulgar atrações turísticas rondonienses que mostrem os ecossistemas e suas preservações, o titular da pasta da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marcílio Leite Lopes, esteve em reunião nessa terça-feira (16), em Brasília, com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, para discutir o projeto “Passarela Caminho da Floresta” e também sobre o georreferenciamento nas Unidades de Conservação de Rondônia.

Com uma previsão de recursos para a execução na ordem de R$ 5 milhões, Marcílio explicou a necessidade da passarela. “A ideia nasceu da visão do governador Marcos Rocha, de que a população precisa conhecer o bioma do seu Estado”, frisou.

De acordo com o projeto, além do respeito ambiental, há a previsão de amplas rampas de acessibilidade, iluminação de LED em caso de funcionar também à noite. Aos visitantes que desejarem conhecer um pouco mais da história e importância do rio Madeira, no caminho haverá projeções de vídeo que explicam os vários detalhes do que está sendo visto. “A ideia é levar conhecimento e facilitar aos visitantes, o entendimento sobre a preservação, a partir deste encontro com a natureza”, explicou o secretário da Sedam.

Na reunião, Marcílio Lopes enumerou as demandas de georreferenciamento das Unidades de Conservação (UC), com os recursos no valor de R$ 6 milhões. “Este é o início da regularização. Sem georreferenciamento, não há como regularizar as Unidades de Conservação Estaduais”, acrescentou.

O presidente do Ibama, Eduardo Bim, solicitou os pareceres da procuradoria para anexar ao estudo dos casos para dar celeridade aos encaminhamentos. Também participaram da reunião, o coordenador de Educação Ambiental da Sedam, José Araújo Saraiva, a diretora de Assuntos Governamentais, Juliana Marques e a assessora Institucional, Sheila Schneider, ambas da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra).

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Alex Nunes