AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Projeto “Emprega Mais, Empreenda Juventude” prevê mais de 400 vagas de cursos gratuitos direcionados aos jovens de Rondônia
Pelo menos quatro cursos serão oferecidos gratuitamente a partir de março.

Publicado 26/02/2021
Atualizado 26/02/2021

Foto: Daiane Mendonça

O Governo do Estado, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), além da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), e Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) esperam capacitar centenas de jovens por meio do projeto “Emprega Mais, Empreenda Juventude” que será lançado oficialmente nos dias 16 e 18 de março na página da Sejucel. 

O meta é preparar pessoas com idade entre 15 e 29 anos, inscritos no projeto. Nesta primeira edição, os cursos serão em formato de Ensino a Distância (EaD), por meio do Idep. Pelo menos quatro cursos serão oferecidos gratuitamente a partir de março, com conteúdos voltados ao empreendedorismo e empregabilidade.“O propósito real do projeto é mostrar para ao jovem, a importância da capacitação. Sabemos que o mercado de trabalho fica mais exigente e isto, consequentemente, faz com que as pessoas estejam mais preparadas”, sintetizou a superintendente em exercício da Sejucel, Mayara Metran.

A Junta Comercial, vai auxiliar o jovem empreendedor com orientação sobre negócios, marketing, aberturas de novas empresas e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) entre outros. Já a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), por meio do Sistema Nacional de Emprego Estadual (Sine) terá a função de ser o facilitador para empregar esses jovens, além de fornecer o levantamento de dados sobre a empregabilidade da categoria em Rondônia.

O Coordenador da Juventude da Sejucel, Gabriel Barbosa, afirma que a live agendada para o mês de março, marca o inicio oficial do projeto com a abertura do processo de inscrição. “Nós vamos lançar esse evento online, nos  dias 16 e 18 de março. Vamos falar sobre empregabilidade e empreendedorismo e queremos ainda, neste evento, divulgar quatro cursos totalmente gratuitos. Vale lembrar ainda, que essas capacitações têm duração de seis meses a um ano, com certificado emitido pelo Idep”, pontuou.

A expectativa é de que cada turma tenha cerca de 100 jovens, totalizando 400 capacitações só nesta primeira etapa de 2021. “Pela atual situação, por causa da pandemia da Covid-19, as primeiras aulas do projeto serão à distância. Vamos deixar os outros cursos, que também estão dentro do projeto, mas precisam ser presenciais para iniciar no meio do ano. Esperamos que até lá as restrições causadas pela pandemia tenham cessado”, completou o coordenador.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: