Fhemeron alerta para baixo estoque de sangue e convoca doadores em todo o Estado de Rondônia
No ponto facultativo do dia 30 de outubro e no feriado nacional do dia 2 de novembro a Fhemeron não estará aberta, mas no sábado (31) atenderá normalmente das 7h15 às 12h.
O estoque de sangue de Porto Velho encontra-se em estado crítico, principalmente o tipo sanguíneo O – . O alerta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) reforça o pedido para que doadores compareçam à sede localizada na avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, e façam suas doações.
A preocupação da gerente de Captação de Doadores e assistente social Maria Luiza, é com os feriados que estão se aproximando, onde o Hemocentro necessita de 100 doadores diários para o estoque ser renovado que, atualmente, está abaixo da necessidade diária. “Durante o período da pandemia, a Fhemeron funcionou aos demais feriados ocorridos e agora nesses dois feriados que se aproximam estaremos fechados. E durante os períodos próximos aos feriados a necessidade é maior para que os bancos estejam abastecidos”.
Doar sangue é um gesto que pode salvar muitas vidas e qualquer pessoa que esteja com boas condições de saúde e ter de 18 anos a 69 anos pode ser um doador e contribuir com a Fhemeron. “Adolescente entre 16 e 17 anos pode doar com acompanhante. E o doador que contraiu a Covid-19, pode doar após 30 dias da cura e quando estiver restabelecido, assim também para quem contraiu a dengue clássica e a hemorrágica, com espera de 90 dias”, explica Maria Luiza.
ATENDIMENTO
No ponto facultativo do dia 30 de outubro e no feriado nacional do dia 2 de novembro a Fhemeron não estará aberta, mas no sábado (31) atenderá normalmente das 7h15 às 12h.
A Fhemeron está localizada na avenida Jorge Teixeira, 3766, bairro industrial, em Porto Velho, com horário de atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h15 às 18h, sem intervalo para almoço, e aos sábados, das 7h15 as 12h. “Lembrando ao doador que quem almoçar tem que esperar um intervalos de três horas para doar e nunca vir em jejum para doação”, pontua a assistente social.
Não estão sendo feitos agendamentos para doação e o doador ou futuro doador pode deslocar para o Hemocentro mais próximo da sua residência.
REQUISITOS NECESSÁRIOS AO DOADOR DE SANGUE
– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 18 e 69 anos de idade
– 16 e 17 anos poderá doar acompanhado dos pais ou responsáveis legais
– Ter peso acima de 50 kg
– Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço)
– Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses)
– Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses)
– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS
– Estar gripado ou com febre
– Estar grávida ou amamentando
– Estar em tratamento médico
– Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas)
– Ter tatuagem feita há menos de um ano
– Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses
– Ter tido malária nos últimos 12 meses
IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS
– Ter tido doença de Chagas
– Ter tido hepatite após os 11 anos de idade
– Ter sido exposto à situação ou comportamento que levem a risco, acrescido para infecções sexualmente transmissíveis
É obrigatório apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.
Fonte: Assessoria de Imprensa