AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Com normalização da colheita, preços registram forte alta em outubro

Por Cepea
Publicado 22/10/2020

Pixabay/Wounds_and_Cracks

Os preços da batata vêm registrando acentuadas altas neste mês frente a setembro. Na primeira quinzena de outubro (1° a 16), o valor médio do tubérculo tipo especial lavado foi de R$ 96,27/sc, 76% acima do registrado em setembro.

Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, o volume colhido em setembro era maior, devido ao pico da safra de inverno. Além disso, as atividades foram aceleradas pelas altas temperaturas e falta de chuvas.

Já em outubro, a disponibilidade diminuiu – a desaceleração da safra de inverno é comum nesta época, principalmente em Vargem Grande do Sul (SP), que sempre encerra as atividades em outubro. As temperaturas também diminuíram um pouco, normalizando o ritmo da colheita, já que não há receio de perdas em termos de volume e qualidade.

Para novembro, a perspectiva é de que a oferta se mantenha controlada, devido ao "adiantamento da oferta" em setembro. Além disso, o La Niña pode reduzir os volumes de chuva no Sul do País e afetar o plantio/desenvolvimento das lavouras da safra das águas de 2020/21.

Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o fenômeno se iniciou em agosto deste ano, e, de acordo com a agência australiana Bureau de Meteorologia (BOM), pode se estender até fevereiro de 2021.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Cepea