ASSISTA A COLETIVA: 100% das vagas de UTI estão ocupadas e Porto Velho pode entrar em 'lockdown', diz secretário de saúde
O total de mortes decorrentes da doença chegou a 111 em Porto Velho, segundo o último boletim da Sesau.
Fotos: Assessoria
Nesta manhã de terça-feira, dia 02, em coletiva de imprensa, o secretário de saúde, Fernando Máximo, relatou que Porto Velho (RO), já tem 3.678 casos confirmados do novo coronavírus.
O total de mortes decorrentes da doença chegou a 111 em Porto Velho, segundo o último boletim da Sesau e que 100% dos leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados.
Uma situação caótica, pois os pacientes com a Covid-19 que precisarem de internação nos próximos dias, ainda há vagas, mas apenas para leitos clínicos. No Centro de Medicina Tropical (Cemetron), 56,7% dos leitos clínicos estão ocupados; no Samar a taxa de ocupação está em 68% e, no Hospital Santa Marcelina, em 90%.
Fernando ainda ressalta que no caso de internação na UTI, a estratégia de emergência é ativar uma UTI que já foi preparada no Hospital João Paulo II, para receber mais 10 pacientes com a Covid-19.
Porém sobre a possibilidade de entrar em 'lockdown', essa é uma decisão que não parte mim e sim do Governador Marcos Rocha, que vai conversar com os empresários, cientistas e entender essa possibilidade, enfatiza Fernando Máximo.
O que é Lockdown?
Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total.No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes e os casos aumentam diariamente.
Como funciona o lockdown?
Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.
Fotos: Assessoria
Fonte: Rolim Notícias