Trump ameaça declarar estado de emergência nos EUA
O presidente norte-americano Donald Trump ameaçou introduzir o estado de emergência no país para construir o muro entre os EUA o México enquanto discursava na sexta-feira (4) perante a mídia na Casa Branca.
O líder dos EUA assinalou que para declarar o estado de emergência ele precisaria da aprovação do Congresso. Trump acrescentou também que provavelmente ele conseguiria chegar a um acordo com a câmara alta do parlamento dos EUA.
A paralisação do governo dos EUA ("shutdown"), desencadeada pelas disputas sobre o financiamento do muro na fronteira com o México, continua desde 22 de dezembro de 2018. Embora Trump esteja exigindo mais de US$ 5 bilhões para a construção do muro na fronteira, os congressistas democratas e alguns republicanos se recusaram a atender à exigência.
Tendo a maioria na câmara baixa do Congresso, os democratas aprovaram a decisão sobre a restauração do financiamento do governo, mas o presidente e seus conselheiros deram a entender que bloqueariam essa iniciativa se não houver financiamento do muro, destinado a impedir que migrantes da América Central fujam da pobreza e da violência desenfreada em seus países de origem.
Trump espera que a paralisação orçamentária seja resolvida nos próximos dias, mas ao mesmo tempo o presidente expressou a prontidão de suspender o funcionamento de várias entidades até mesmo por alguns anos. Foi criado um grupo especial para resolver o assunto de proteção da fronteira nacional que começa o seu trabalho no fim de semana.