AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

De 11 frigoríficos habilitados para exportar Peixe para China, dois são de RO
O município de Porto Velho, tem 166 produtores licenciados pela Sedam.

Publicado 06/04/2020

Fotos: Assessoria

A Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), anunciou na semana passada a habilitação de 11 plantas frigoríficas em nove estados para exportação para a China. “É uma demanda antiga da atividade. Com a habilitação, temos a oportunidade real de enviar nossos produtos para um grande mercado consumidor, que tem sido o principal destino das exportações brasileiras”, avalia Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR.

As empresas habilitadas para exportação de tilápia para a China são Copacol (PR), Netuno (BA), Trutas NR (MG), Vitalmar (SC), Global Food (SP), C.Vale (PR), Zaltana (RO), Frigopesca (MT), Lakes Fish (GO), Pescado DuVale (RO) e Bem Bom Pescados (GO).

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Velho, Luiz Cláudio, a abertura da via de exportação dos frigoríficos Zaltana e Pescado Duvale, de Rondônia, abre novas perspectivas para a atividade em todo o Estado, já que os exportadores precisarão de matéria prima para atender a demanda chinesa, sem falar que o consumo interno também é bastante grande.

“A política agrícola do prefeito Hildon Chaves tem incentivado, através da Semagric, a expansão da atividade e agora vamos criar mecanismos ainda mais eficientes para organizar a cadeia produtiva de peixes, investindo em tecnologia, boas práticas de manejo para qualificar produtores e reduzir custos de produção, aproveitando a oportunidade para exportação”, disse Luiz Cláudio.

Dentre as providências a serem tomadas para aproveitar a oportunidade, a gestão Hildon Chaves vai apoiar a política de pesquisa e desenvolvimento, principalmente para aproveitar o potencial das espécies nativas, como o pirarucu, na questão da alimentação e do tambaqui, na segurança sanitária, além de promover a utilização do maior potencial de águas públicas do país, que são os lagos das usinas, os quais já estão autorizados pela agência nacional das águas.

O município de Porto Velho, tem 166 produtores licenciados pela Sedam e mais 80 pequenos produtores que foram incentivados e licenciados pela Sema, com cerca de 1.200 hectares de tanques, estando entre os quatro municípios maiores produtores. Todavia, pelos gargalos logísticos de mercado, somente 30% estão ativos, o qual exigem apoio para a retomada e que será feito nos próximos meses, explicou Luiz Cláudio da Agricultura.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Assessoria de Imprensa