Governo de Rondônia orienta população a fazer contato por telefone para receber esclarecimentos sobre Covid-19
Profissionais da saúde orientam população sobre dúvidas em relação ao vírus através do Disque Corona
Fotos: Edcarlos Carvalho
De um lado da linha, a população em busca de informações sobre como agir em caso de apresentação de sintomas característicos da Covid-19, causado pelo coronavírus, e onde fazer testes. Do outro lado, profissionais capacitados para orientar o que é recomendado para cada caso. Esse é o serviço feito pelo Disque Corona.
Para a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Arlete Baldez, a iniciativa tem ajudado a sociedade, mesmo em isolamento social, a ter todo o suporte necessário para o enfrentamento da pandemia.
‘‘O Disque Corona é fundamental. Essa é uma doença nova, então a população tem muitas dúvidas. E aí que se faz necessário esses telefones específicos para passar informações, e, ao mesmo tempo, evita que tenha que ir até uma unidade de saúde, e contribuir com a aglomeração de pessoas. Na dúvida, ligue, a informação é uma arma poderosa na prevenção’’, afirma Arlete Baldez.
O Centro de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs) do Estado funciona 24 horas através do 0800 642 5398, e tem recebido um grande volume de ligações por dia. As ligações, segundo Arlete Baldez, são atendidas por profissionais da saúde com experiência em urgência e emergência e que acompanham as informações sobre o vírus no mundo.
Ana Flora Gerhardt, diretora geral da Agevisa, reforça a importância do contato telefônico para que, assim, a população possa seguir a recomendação de isolamento social que tem o objetivo de contribuir com a saúde de todos. “Fiquem em casa, não se exponham aos riscos. Faça o uso do Disque Corona”, reforça.
Os sintomas que apresento são de Covid-19? Onde faço o teste?
As dúvidas mais frequentes que chegam através do Disque Corona, segundo o coordenador estadual do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), Sid Orleans, são para saber se os sintomas apresentados são da Covid-19 e onde são feitos os testes.
Quanto ao questionamento sobre sintomas, o Cievs orienta que em caso de sintoma gripal leve, sem confirmação de contato com caso confirmado ou suspeito de contágio por coronavírus, deve ficar em casa por 14 dias.
Caso a pessoa apresente sintomas mais graves como cansaço que dificulte a fala ou esse cansaço apareça ao fazer pequenas caminhadas dentro de casa, unhas e lábios azulados, febre, é para procurar uma unidade de saúde mais próxima, utilizando máscara.
Na unidade de saúde, segundo o coordenador, a pessoa passará por avaliação. Se não precisar de internação, será devidamente medicada e ficará em isolamento domiciliar com acompanhamento da equipe de Saúde da Família e das vigilâncias.
Quanto ao questionamento sobre os testes, o Governo de Rondônia está priorizando os testes para as pessoas que estão classificadas como suspeitas, que são aquelas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados e apresentam sintomas.
Além do Estado, os municípios também somam esforços para oferecer um serviço de suporte aos esclarecimentos da doença via contato telefônico.
Confira qual o Disque Corona do seu município:
- Alta Floresta D’Oeste – 3641-35059/ 9318-9573
- Alto Alegre dos Parecis – 3643-1338
- Alto Paraíso – 9 9206-0401
- Alvorada D’Oeste – 9 9397-9465
- Ariquemes – 3516-2149
- Buritis – 3238-3461/ 0800 642 6040
- Cabixi – 9 8106-1653
- Cacaulândia – 3532-2036/ 9 8121-5444/ 9 8126-7467/ 9 9201-2002/ 9 8121-4596
- Cacoal – 3907-4092/ 9 9904-2201/ 9 9908-9426
- Campo Novo de Rondônia – 3239-2255
- Candeias do Jamari – 9 9320-1174
- Castanheiras – 3474-2014/ 9 8116-0740/ 9 9258-0757
- Cerejeiras – 3342-3342 / 3342-4090/ 3342-3123/ 3342-2108/ 9 9928-8342
- Chupinguaia – 3346-1103/ 9 8133-8983 / 9 9393-4124 / 9 9286-0629
- Colorado D’Oeste – 9 9969-1204
- Corumbiara – 9 8441-2858
- Costa Marques – 9 8462-3730/ 9 8432-7626/ 9 8442-4954
- Cujubim – 9 8417-3140
- Espigão D’Oeste – 3912-8039
- Gov. Jorge Teixeira – 9 9974-9911
- Guajará–Mirim – 9 8479-8290 / 9 8447-9144
- Itapuã D’Oeste – 9 92372670
- Jaru – 9 9210-6771
- Ji-Paraná – 3424-7601
- Machadinho D’Oeste – 9 9249-4729
- Ministro Andreazza – 3448-2212
- Mirante da Serra – 9 9975-7442
- Monte Negro – 3530-2463
- Nova Brasilândia – 9 9927-8905/ 9 9937-5572
- Nova Mamoré – 9 9900-4415
- Nova União – 9 9236-2600
- Novo Horizonte – 3435-2195/ 3435-2219
- Ouro Preto do Oeste – 9 9913-2885
- Parecis – 3447-1324/ 9 9243-6468
- Pimenta Bueno – 9 9905 -8044 / 9 9917-2097 / 9 9996-0118/3451-2122
- Pimenteiras – 9 9342-8662/9 9282-8110
- Porto Velho – 3901-2835/ 0800-647-1010/9 8473-3110/ 9 8473 -7482/ 9 8473-8041
- Presidente Médici – 156
- Primavera de Rondônia – 9 99351-7951/9 8150-1005
- Rio Crespo – 3539-2011/ 9 8103-1374
- Rolim de Moura – 3442-1113
- Santa Luzia do Oeste – 3434-2309/ 9 8495-5989
- São Felipe D’Oeste – 3445-1320/ 3468-1030/ 3445-1103
- São Francisco do Guaporé – 9 8446-2923/ 9 8446-4276
- São Miguel do Guaporé – 9 8479-7277
- Seringueiras – 9 8482-2475/ 9 8409-6897
- Teixeirópolis – 9 9376-0792
- Theobroma – 9 8479-6270
- Urupá – 9 9309.0260
- Vale do Anari – 3525-1339
- Vale do Paraíso – 3464-1273
- Vilhena – 3919-7080/ 3321- 4338/ (whats) 3919-7081
Fonte: Secom - Governo de Rondônia