Até agora, Brasil registra 47% menos casos de ferrugem asiática na soja
Até o momento o país contabiliza 191 casos da doença e tudo indica que o país poderá fechar a safra com o menor números de ocorrências da história
Foto: Leila Costamilan/Embrapa Trigo
O Brasil registra até o momento 191 ocorrências de ferrugem asiática na soja da safra 2019/2020. Na mesma época do ano passado o índice estava em 362 casos. Naquele ano o país registrou um total de 402 ocorrências da doença. A boa notícia é que os relatos da doença não estão aumentando tanto e o país caminha para o menor número de casos da história.
A menor quantidade de ocorrências de ferrugem asiática no país foi na safra 2011/2012, quando ao final chegaram a 265 casos. O levantamento do consórcio antiferrugem começou a ser realizado na safra 2004/2005, na época 332 casos da doenças foram relatados.
Até o dia 20 de março o país registrou 191 casos da doença, 9 casos a mais do que uma semana antes (182).
Claro que até a safra ser totalmente colhida muita coisa pode acontecer. Afinal, o Rio Grande do Sul que costuma liderar o número de ocorrências, ainda tem muita soja para colher. O estado recolheu 19% da área até o momento e é o 4º a ter mais casos no país nesta safra, com 22 casos. Vale ressaltar que o clima seco que afeta o estado e derruba a previsão de produção, também diminui a incidência da doença, restando pelo menos a esperança que os prejuízos com esse problema não afetem a pouca soja que os agricultores colherão.
O estado que mais casos possui no momento é o Paraná, com 71 casos. Mas por lá a colheita se encaminha para o fim já que 80% da área foi colhida. Depois vem Mato Grosso do Sul com 37 casos e a colheita em 99%. Em terceiro aparece Goiás, com 23 casos e 84% da safra colhida.
Foto: Canal Rural
Fonte: Canal Rural