Rondônia tem 92 casos suspeitos de coronavírus nesta sexta, 20, diz governo
Na quinta-feira (19) eram 84 casos suspeitos no estado; não há confirmados. Ministério da Saúde contabiliza 61 casos sob investigação, segundo balanço mais recente.
Foto: Reprodução
O governo de Rondônia informou que até a manhã desta sexta-feira (20) havia 92 casos suspeitos do novo coronavírus no estado, e que não há casos confirmados, segundo novo boletim. Até a última atualização do balanço do Ministério da Saúde, o estado contabilizava 61 casos suspeitos da Covid-19, mas também não havia nenhum confirmado. As investigações ocorrem em 11 municípios,
Sendo eles:
- 55 em Porto Velho
- 11 em Alvorada do Oeste
- 7 em Ji-Paraná
- 5 em Cacoal
- 5 em Vilhena
- 3 em Ouro Preto do Oeste
- 2 em Pimenta Bueno
- 1 em Espigão do Oeste
- 1 em Jaru
- 1 em Nova Brasilândia do Oeste
- 1 em Santa Luzia do Oeste
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) não informaram quantos casos da Covid-19 foram notificados no total.
Na quinta-feira (19) eram 84 casos suspeitos em Rondônia. Entre os investigados está o de uma criança de Vilhena, que apresentou sintomas após retornar de uma viagem feita aos Estados Unidos (EUA).
Confirmação em Ji-Paraná
Na noite de quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná confirmou o primeiro caso positivo de coronavírus em Rondônia. O paciente é um morador de São Paulo de 29 anos, que estava na cidade a trabalho.
Após sentir os sintomas, ele contratou uma equipe médica particular, que fez o exame para Covid-19. Moradores de Ji-Paraná revelaram nas redes sociais que o infectado teria palestrado para mais de 100 pessoas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, amostras do paciente foram coletadas na cidade e encaminhadas para análise em laboratório da rede de saúde privada. Depois da coleta, o paciente infectado fretou voo particular e retornou para São Paulo, onde permanece em observação médica e isolamento.
Como os exames do paciente de Ji-Paraná foram feitos em um laboratório particular, o caso ainda não é confirmado pela Sesau.
O coordenador estadual do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Sid Orleans, informou que o exame realizado em Ji-Paraná foi feito em um laboratório particular, e portanto, neste momento, a secretaria de saúde Rondônia e o Ministério da Saúde não confirmam a informação.
Testes locais
Através de uma live no Facebook, o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, informou que o estado passará a fazer os testes de coronavírus a partir desta quinta.
Com a mudança, Marcos Rocha disse que Rondônia não vai mais precisar enviar amostras de casos suspeitos da Covid-19 para testes em laboratórios fora do estado.
Rondônia recebeu, na última quarta-feira (18), os kits do Ministério da Saúde. Os testes serão feitos por uma biomédica do Lacen, que recebeu treinamento específico do ministério.
O chefe do estado também pediu que as pessoas evitem sair de casa sem necessidade. Estados vizinhos a Rondônia, como Acre e Amazonas, já registraram casos positivos para Covid-19.
Fonte: G1 RO