AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Usina de nitrogênio de Rondônia será recuperada e voltará a produzir em 2020
O nitrogênio contribui é muito importante para o projeto de inseminação artificial

Publicado 07/12/2019

Fotos: Emater-RO

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), responsável pelas usinas de nitrogênio no estado, deu início à manutenção. A determinação foi do governador coronel Marcos Rocha que pediu que fosse feita a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos das máquinas que estavam paradas há cerca de dois anos. Após a conclusão dos serviços, as usinas atenderão ao projeto de incentivo ao melhoramento genético em animais bovinos leiteiros, do governo estadual, com o fundo Proleite.

O nitrogênio líquido é uma substância produzida de maneira industrial, por meio de um método de destilação fracionada. Sua principal característica é a capacidade de manter a temperatura muito abaixo do ponto de congelamento da água, tornando-o útil em diversas aplicações, como por exemplo, no congelamento de sêmens e embriões, no projeto de inseminação incentivado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e executado pela Emater-RO, no desenvolvimento da pecuária leiteira no estado.

Ao longo dos anos, o governo tem subsidiado os pequenos produtores rurais para aquisição do produto com valores mais em conta e isso tem resultado na melhoria da qualidade e produtividade do rebanho leiteiro em Rondônia. Entretanto, devido às avarias nos equipamentos, as duas usinas de nitrogênio – uma em Porto Velho e outra em Ouro Preto do Oeste – estão com sua produção paralisada há dois anos.

Mediante à necessidade de se dar continuidade às ações de desenvolvimento da pecuária leiteira e incentivo à melhoria genética do rebanho e, por determinação do governador Marcos Rocha que quer a usina funcionando e atendendo o produtor rural, a Emater-RO já deu início à reparação dos equipamentos com manutenção preventiva, de forma a manter o constante funcionamento.

Segundo o engenheiro Thiago Guilherme, técnico especializado que está fazendo o reparo dos equipamentos, assim que terminar os testes a usina será colocada em funcionamento, o que deverá acontecer no início de 2020, quando deverão ser retomadas as atividades das duas usinas.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: