Febre Aftosa; Rondônia livre da doença
Porém se houver qualquer sinal da doença a vacinação pode voltar.
Fotos: Rolim Notícias
O estado de Rondônia participou neste último mês da 47ª Campanha de vacinação contra a febre Aftosa voltada para bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. A vacinação é obrigatória e foi realizada até o dia 15 de novembro. Já o prazo para comprovação do procedimento foi até o dia 22 de novembro, nas unidades da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron).
De acordo com o Supervisor Regional da Idaron, Wellignton Carreta, o estado de Rondônia possui cerca de 14 milhões de bovinos e bubalinos, sendo o sexto maior rebanho nacional. “Somos o maior exportador de carnes e a maior bacia leiteira da região Norte. Temos aproximadamente 100.000 propriedades e mais de 80.000 delas criam bovinos ou bubalinos. Na sua grande maioria pequenas propriedades que se alternam na produção de carne e leite”, explica Wellignton.
Segundo o Supervisor, Wellignton, sucesso da campanha deve-se muito a cooperação dos produtores rurais, além do apoio da iniciativa privada e de toda a sociedade. “Com isso, ganham todos aqueles que dependem do agronegócio, direta ou indiretamente”, avalia.
O estado, hoje, tem potencial para se tornar área livre de Febre Aftosa sem a vacinação e muito se deve a colaboração do produtor rural agropecuário que, entendendo a importância dessa iniciativa para a cadeia produtivo e para a economia, tem colaborado, porém se houver qualquer sinal da doença a vacinação pode voltar, finaliza o Supervisor da Idaron, Wellignton.
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fonte: Rolim Notícias