AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Brasília será palco da Copa Mundial de Triathlon 2024
Competição vai movimentar a economia e o turismo, e aumentar a visibilidade da capital federal no cenário mundial

Por Redação
Publicado 05/11/2024

Foto: CBTRI/Divulgação

Uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTRI) permitiu a realização da World Triathlon Cup Brasília 2024, que acontece entre os dias 6 e 9 de novembro, na orla JK do Lago Paranoá. A competição recebeu por meio de termo de fomento investimento de R$ 720 mil, repassado pelo Ministério do Esporte.

Considerado o esporte que mais cresce no mundo em número de praticantes, a modalidade que reúne natação, ciclismo e corrida terá a participação de 82 triatletas de alto rendimento de 19 países. Além de um estilo de vida saudável e conectado com a natureza, a disputa do triathlon em Brasília vai seguir o padrão das principais competições internacionais, o que vai permitir competições emocionantes e de superação.

Entre os 82 atletas que irão participar da competição, 17 são brasileiros, e 15 deles são beneficiários do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, distribuídos nas categorias nacional, internacional, olímpico e pódio. Um dos destaques da Copa de Triathlon será o triatleta Miguel Hidalgo, 10º colocado na modalidade, e que teve grande visibilidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e melhor resultado do Brasil na história do triatlo olímpico.

ALTA COMPETITIVIDADE — “A competição de triathlon representa um importante marco na trajetória da modalidade no Brasil, contribui com o fortalecimento no desenvolvimento dos atletas em um cenário de alta competitividade, além de promover intercâmbios técnicos fundamentais. O evento também permite que atletas brasileiros vivenciem uma competição internacional em território nacional, gerando impacto positivo na prática esportiva e elevando o nível técnico do esporte”, afirmou a secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques.

Iziane comentou ainda que a Copa Mundial de Triathlon, além de ter ganhos com o esporte favorece e impulsiona a economia e valoriza o turismo de Brasília, posicionando a capital como destino para competições de grande porte. O evento simboliza ainda a capacidade de o Brasil sediar eventos esportivos de prestígio e proporciona a nossa população uma experiência vibrante e inspiradora, incentivando jovens a se conectarem com o esporte. “Nosso compromisso na Secretaria Nacional de Excelência Esportiva é apoiar iniciativas que desenvolvam o esporte e fomentem talentos, alinhados à visão de proporcionar ao Brasil um papel cada vez mais relevante no cenário esportivo internacional”, concluiu.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Agência Gov