AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) tem recorde de medalhas
Evento, realizado em parceria com a AEB, é uma oportunidade de alunos e professores compartilharem conhecimentos

Por Redação
Publicado 30/10/2024

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), bateu um novo recorde em 2024.

Com a participação de estudantes de todo o Brasil, o evento distribuiu um total de 81.153 medalhas de ouro, prata e bronze — um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. Desse total, 39.200 medalhas foram conquistadas por alunos de escolas públicas, o que reforça o papel inclusivo da competição.

A OBA, que faz parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), tem como objetivo incentivar o interesse pela ciência e tecnologia entre os jovens brasileiros, promovendo a educação científica de forma lúdica e cooperativa.

Por meio dessa parceria, a AEB fortalece seu compromisso em disseminar a ciência espacial e aproximar jovens talentos das áreas de pesquisa e desenvolvimento aeroespacial.

Além das medalhas, os melhores alunos do Ensino Médio da OBA podem ser convidados a participar das seletivas para competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Sindae), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Fonte: Agência Gov